Londrinando - Mostrando o que Londrina e o Mundo têm de melhor.

Postos Ipiranga

Espetáculo Festeja os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

19.06.2018 / POR Londrinando

Espetáculo Festeja os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil

 

Para comemorar aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, (1908 - 2018) o Integranikkey – grupo formado por voluntários com o objetivo de estimular a união e o engajamento dos descendentes de japoneses – montou um grande espetáculo cênico-musical com a participação de mais de 200 pessoas entre artistas, cantores, dançarinos e esportistas. A estreia do “Espetáculo IMIN 110 Londrina” será nesta sexta-feira (22), às 19h, no palco do Teatro Ouro Verde.

A temática principal gira em torno da história da imigração japonesa no Brasil. O espetáculo é um passeio pela trajetória dos descendentes no decorrer das gerações, uma apresentação inesquecível contada através da potência do som dos tambores japoneses, cenas teatrais e as belas coreografias das danças orientais. A montagem apresenta o melhor da cultura artística tradicional e contemporâneas do Japão e é um presente à cidade de Londrina, que recebeu de braços abertos milhares de descendentes japoneses.

Três grupos artísticos nipo-brasileiros de grande destaque nacional e internacional, que se dedicam à preservação da cultura japonesa, pela primeira vez vão estar juntos no palco: Sansey, Ishindaiko e RKMD. O ritmo vibrante e contagiante de seus tambores promete impactar os espectadores que forem ao Ouro Verde, tanto pela qualidade acústica e sonora, como visual e teatral.

A curtíssima temporada do “Espetáculo IMIN 110 Londrina” começa na sexta-feira (22), às 19h, no Ouro Verde. No sábado (23, ESGOTADO), haverá nova apresentação, também às 19h, e no domingo (24) duas sessões: às 15h(ESGOTADO) e 19h. Os ingressos podem ser adquiridos em dois pontos de venda: Loja Kilax Japan (Rua Minas Gerais 194) e na Loja Chocolates Brasil Cacau (Av. Madre Leônia Milito, 1175).

Grupo Sansey

Londrina possui diversos grupos artísticos nipo-brasileiros de grande destaque, entre eles, o Grupo Sansey, heptacampeão brasileiro de Yosakoi Soran (dança contemporânea japonesa). O Sansey ficou conhecido internacionalmente em 2008 por sua apresentação no 17º Festival Yosakoi Soran, em Sapporo, Japão. Em 2012, participou novamente do Festival, em sua 21ª edição, sendo o primeiro grupo estrangeiro competidor.

O Grupo Sansey também é o criador do Matsuri Dance, uma dança animada inspirada no tradicional Bon-Odori, com coreografias jovens e inovadoras que atrai milhares de pessoas, descendentes de japoneses ou não, nos festivais nipo-brasileiros.

 

Ishindaiko

     O Ishindaiko é heptacampeão brasileiro de Taiko (tambores japoneses). O grupo já se apresentou no exterior, tendo representado o Brasil no 9th Junior Taiko Contest, em Kyoto, Japão, em 2007, onde também tocou com o Grupo Yamato no Hibiki e se apresentou nas províncias de Gifu e Shiga. O grupo também esteve presente na Argentina, em 2009, realizando diversas performances em Buenos Aires. Em 2017, o Ishindaiko participou do East Coast Taiko Conference 2017, realizado em Providence, estado de Rhode Island, nos EUA.

 

RKMD

O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko (Tambores Festivos do Reino de Ryukyu) foi fundado em 1982, em Okinawa, Japão. As apresentações trazem músicas tradicionais, contemporâneas, o kata do karate e os sons das batidas do taiko. A filial de Londrina possui mais de 100 componentes, que realizam apresentações em diversos festivais e eventos, locais e regionais.

Integranikkey

O Integranikkey foi criado em Julho de 2013, com o objetivo de fomentar a união e o engajamento de pessoas da comunidade nikkei, para juntos, organizar, planejar e se beneficiar de ações concretas voltadas ao desenvolvimento profissional, pessoal e de negócios com foco na comunidade de Londrina.

 

Atualmente conta com mais de 2.000 participantes, entre empresários, profissionais de empresas públicas e privadas, e estudantes. O grupo nasceu a partir da iniciativa de 12 jovens nikkeis preocupados com a manutenção da cultura e valores orientais na comunidade. Seus participantes são todos voluntários.

 

Serviço:

“Espetáculo IMIN 110 Londrina”

Quando: de sexta-feira (22) a domingo (24)

Onde: Teatro Ouro Verde

Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Horários: sexta e sábado às 19h; domingo: às 15h e 19h

Ingressos: Loja Kilax Japan (Rua Minas Gerais 194) e Loja Chocolates Brasil Cacau (Av. Madre Leônia Milito, 1175