Londrinando - Mostrando o que Londrina e o Mundo têm de melhor.

Postos Ipiranga

Espetáculo “Batalhas e Paixões” é a atração das Quartas Musicais no Sesi

26.06.2018 / POR Londrinando

Espetáculo “Batalhas e Paixões”  é a atração das Quartas Musicais no Sesi

 

 

A série “Quartas Musicais. Londrina em Cena”, programada para este 27 de junho, traz o espetáculo “Batalhas e Paixões”, com a Orquestra Barroca “Capriccio Stravagante”. Com início às 19h30, no Centro Cultural SESI/AML, o concerto é aberto ao público, que ouvira um repertório do século XV e XVI para vozes e instrumentos. É necessário retirar convites uma hora antes do evento.

Capriccio Stravagante

A orquestra é formada por músicos voluntários e convidados e foi criada em 2015 como atividade de extensão da Divisão de Música da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina com o objetivo do estudo e da performance da música instrumental desde o Renascimento ao Barroco tardio, em suas diversas formações. Dentro da proposta, o grupo também estuda o repertório operístico, acompanhando cantores de Londrina e região.

Os integrantes da Orquestra Barroca “Capriccio Stravagante” se baseiam em estudos musicológicos antigos e modernos, utilizando informações de compositores, períodos formas musicais para o exercício da prática em conjunto.  O grupo está aberto a novos integrantes. A ideia é ampliar estes resultados, com a aquisição de instrumentos- cópia de época e ter uma sonoridade mais fidedigna à proposta do grupo.

A direção geral é de Elimar Plínio Machado (Vila de Gamba) e o grupo é formado por Karla Sanches (violino), Fernando A. Campaner (violino), Luciana Schmidt (flautas doces), Gislaine Mafra (cravo), Samuel Batista (contrabaixo), Guilherme Aroceno (percussão antiga), Daniel Sebrian (guitarra barroca e tenor), Aldo Gabriel (barítono), Liliana Pereira (soprano), Ezequiel Brito (contratenor altus) e Nicolás Gonzalez Martínez (tenor).                                      

O programa

O concerto terá quase uma hora de duração. Na primeira parte, o programa traz Balleto da ópera "Don Chisciotte in Sierra Morena”, de Francesco Conti (Viena, 1719); “Fragmentos do Prólogo de Thésée”, de J.-B. Lully , Ópera Barroca (Ed. de 1688) e Suite da ópera-ballet “Les Indes Galantes”, J. Ph. Rameau (1735).

A segunda parte do programa abre com “La Esfachata de Napoles” (Gaspar Sanz // Francisco Bartolomé Sanz Celma, 1640-1710); seguem “Se l’Aura spira (G.Frescobaldi); “Stabat Mater” (G. Sances); “Non partir ritrosetta” (C. Monteverde); “Partite sopra la Romanesca” (G. Frescobaldi); “Augellin” (C. Monteverde); “Occhi che sete” (C. Monteverde); “Lamento della Ninfa” (C. Monteverde) e “Passacaglia della Vita” – Anonym – S.XVII (S. Landi).

O projeto das Quartas Musicais é da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina (AAFIML) em parceria o Sistema Fiep através do Centro Cultural Sesi/AML, integrante do Sesi Cultura Paraná e  traz apresentações musicais sempre na última quarta-feira do mês feitas por grupos de formação diferenciadas, com objetivo de propagar a boa música e dar visibilidade aos músicos que já foram alunos do FIML - e que hoje constroem carreiras de sucesso.

 

Informações:

Quartas Musicais: Londrina em Cena.

Concerto“Batalhas e Paixões” com a Orquestra Barroca “Capriccio Stravagante”.

Quando: Quarta-feira, dia 27 de junho.

Onde: Centro Cultural Sesi/AML (Rua Maestro Egidio Camargo do Amaral, 130 - em frente à Concha Acústica).

Horário: 19h30.

Ingressos: Gratuito. Retirar o ingresso 1h antes no local (18h30). Sujeito à lotação. 

Contatos: Elimar Plínio  Machado Elimar –  (43) 9.9669.9787  // Luciana Schimidit dos Santos (43) 98426-9683

Fonte: Alea Comunicação