O 38º Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) abre oficialmente nesta segunda-feira, 16 e vai até o dia 28 de julho. Este ano, o QG do FIML será o Colégio Hugo Simas, que fica na Rua Pio XII, 195.  

Nesta quarta-feira (11), o diretor artístico, Marco Antônio de Almeida e a diretora pedagógica, Magali Kleber apresentaram para a imprensa as principais atrações da programação artística do evento e detalhes da programação pedagógica.  Participaram também da coletiva de imprensa no saguão do Teatro Ouro Verde, o vice reitor da UEL, professor e pesquisador Décio Sabbatini e a diretora da Casa de Cultura da UEL Erna Verônica Chaves.

A programação completa do evento, com horários e valores de ingressos, está no site www.fml.com.br. Os ingressos podem ser adquiridos no site www.diskingressos.com.br ou nas lojas das Óticas Diniz e no Pátio São Miguel (Avenida Higienópolis, 762).

Pinceladas da Programação Artística

A Programação Artística do FIML nesta edição vem com novidades espalhando uma variedade de sons por Londrina e região. A direção artística prevê cerca de 60 concertos, que serão ouvidos no Teatro Ouro Verde, Teatro Crystal Palace, auditório do Sesi/AML, Bar Valentino e espaços como empresas, Calçadão central, nos ônibus, hospitais, entre outros. A OSUEL abre o evento sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, tendo como convidada especial a cantora Mônica Salmaso e o compositor, Nelson Ayres. 

A pianista russa, radiacada em Curitiba, Olga Kiun, desembarca em Londrina e faz concerto no dia 20, executando Tchaikovsky e Chopin. O premiado maestro japonês e muito apreciado pelos londrinenses, Daisuke Soga retorna a Londrina como professor do festival e regerá a Camerata Jovem Unopar do 38º FIML formada por convidados e jovens estudantes bolsistas em um concerto no dia 21 de julho, no Teatro Ouro Verde, referendando assim o entrelaçamento da grade pedagógica com a grade artística.

A OSP - Orquestra Sinfônica do Paraná - se apresenta no dia 22, no Teatro Ouro Verde, sob a regência de Marco Arakaki . Não faltará a “Noite de Gala”, dos professores com direito a tapete vermelho, no dia 23. E o Teatro Crystal abre as portas para o Quarteto Radamés Gnattali, no dia 26.

A Música Popular tem também seu espaço no “Festival de Todas as Músicas”. A londrinense Simone Mazzer se apresenta em parceria com a cantora Ângela Maria, no show “Encontro de Divas”. Agendado para o dia 17 de julho, a noite de glamour promete. Ângela Maria que em 2017 completou 70 anos de carreira é considerada um dos maiores nomes da música nacional. Simone Mazzer é um tornado que surgiu há algum tempo e veio para causar, despertar e fazer diferença dentro do cenário musical brasileiro.

O Clube do Choro de Brasília se apresenta no Teatro Crystal, no dia 19. Quem gosta de jazz e outros gêneros, não pode perder no dia 20 de julho o All That Jazz, no Teatro Ouro Verde com as “feras” Sergio Reze, Glauco Sölter, Tiago Costa e André Siqueira. No Bar Valentino o tradicional “Festival By Night”, sempre às 22h, contará com 12 shows que movimentarão as noites londrinenses.

Outra atração imperdível é a montagem “A Dama das Camélias”, clássico da dramaturgia mundial, de Dumas Filho, que unirá a música de Chopin com o Ballet de Londrina, coreografia de Leonardo Ramos, ao piano Allan Duarte Manhas e direção artística de Marco Antonio de Almeida. O espetáculo terá duas récitas, dias 25 e 26 de julho. A ópera “Carmen”, de Bizet fecha 38º FIML, em “grand finale”, com a orquestra do evento, regida por Daisuke Soga e direção musical de Kalinka Damiani, nos dias 27 e 28 de julho.

Kids Festival

A criançada também terá espaço na programação artística do evento. O Kids Festival será aberto com a Orquestra de Câmara da Rocinha (RJ) e a Orquestra Arte e Vida, de Arapongas (PR). Um encontro de arte, cultura e protagonismo social, que ocorrerá no dia 16, primeiro dia do evento, no Shopping Royal Plaza. Outra atração do Kids Festival será o musical “Os Saltimbancos” com apresentação no dia 17, no Teatro Ouro Verde e pré-estreia no domingo (15), no Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã. A ópera “João e Maria” será outra atração de destaque na programação infantil.

Dezenas de cursos

A grade pedagógica do 38º FIML traz mais de 50 cursos, contemplando as mais diversas áreas como: Regência; Prática Instrumental; Iniciação e Aperfeiçoamento; Choro; Música Popular; Voz; Prática Vocal; Estruturação Musical; Música e Tecnologia; cursos para Crianças; para formação de Professores; e Musicalização inclusiva, voltada a portadores de necessidades especiais. Os cursos serão ministrados por quase 50 professores, para aproximadamente 900 alunos do Paraná e do Brasil, nos espaços dos Colégios Hugo Simas e Aplicação, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Sesi/AML, na Sonkey, na Escola Canto da Lira e nos Centros de Convivência de Idosos Leste e Oeste.

O Festival Internacional de Música de Londrina conta com um módulo completo dirigido às crianças. Assim, elas podem participar de cursos e atividades especiais, numa verdadeira colônia de férias, em que a música, a integração e a diversão norteiam as atividades. A metodologia e expertise dos professores permitem que em pouco tempo, os grupos formados realizem performances que encantam o público. As oficinas especiais destinadas a pessoas com mais de 60 anos consistem em uma prática musical lúdica, uma experiência inovadora de aprendizagem para quem quer conhecer e desenvolver novas habilidades. O evento privilegia a arte e a formação musical desde a iniciação, da educação ao aperfeiçoamento na área, através dos diferentes cursos oferecidos.

O 38º Festival de Música de Londrina oferece ainda palestras e masterclasses e entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, quando será realizado o 21º Simpósio Paranaense de Educação Musical, com o tema “A Formação do Educador Musical na Licenciatura”.

Assinatura: O 38º Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida, direção pedagógica de Magali Kleber. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML.

 

 Serviço de imprensa 38º FML 

Empresas: Alea / Doc

Andréa Monclar – (43) 9.9101-1080

Emilia  Miyazaki– (43) 9.9951-1900

Fonte: Alea Comunicação

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais