Hoje vamos falar sobre uma atração turística que vem ganhando muita força em Londrina e região. Já ouviram falar da Rota do Café? 

O Norte do Paraná possuí um circuito com diversas atrações turísticas para você conhecer e descobrir! Ao todo são mais de 30 empreendimentos localizados em 9 cidades diferentes, prontos para receber e surpreender seus visitantes. Entre eles Fazendas, Museus, Lojas, Vinícolas, Cafeterias, Pousadas e muito mais! 


Em 2007 o SEBRAE Paraná identificou um forte potencial turístico na região Norte do estado e uma oportunidade de trazer desenvolvimento a esse setor. Escolher a temática não foi difícil, uma vez que a história da região está totalmente ligada à produção de Café (Londrina chegou a ser reconhecida como a Capital Mundial do Café!), além do mais, quem aqui não aprecia uma boa xícara de café? Formou-se então em 2009 a “Rota do Café”. Forma perfeita de unir um hábito tão presente no cotidiano de cada um de nós, com a história, cultura e o legado que nossos antepassados nos deixaram.  


Fazer uma viagem pela Rota do Café é a oportunidades de viver experiências, fazer descobertas e promover encontros permeados de poesias e encantamentos. Locais incríveis como a Fazenda Monte Bello, são imperdíveis. Situada em Ribeirão Claro, pertencente a Família Suplicy, já chegou a ter mais de um milhão de pés de café! Preserva até hoje as estruturas utilizadas na época, e tudo rodeado por um jardim maravilhoso, com pomares ricos em frutas e sabores. Realmente um cenário digno de novela. Como se não bastasse, ainda podemos escutar as interessantes histórias do Sr. Victor, proprietário do local, sentados aos pés de uma gigantesca seringueira.


O que dizer sobre o Casal Muller? O Sr. Eloy e a Dona Cleide acolhem cada um dos turistas que chegam a sua propriedade com um delicioso e imperdível café da tarde! Você vai tomar o suco de morango e jurar que tem açúcar. Porém a fruta, que é cultivada ali mesmo, é tão doce e suculenta que dispensa qualquer tipo de adoçante. Após um tour pelo empreendimento, pausa para degustação de vinhos elaborados pela família e mais uma surpresa, para os paladares apurados, é possível sentir um leve gosto de café!


E tem muito mais surpresas. Outra pessoa maravilhosa é a Sra. Cornélia, proprietária da incrível Fazenda Palmeira que nos leva para uma verdadeira aula (divertidamente prática) sobre como cultivar um bom café! Tem ainda o Adrian da Pousada Marabú, que promove banhos de cachoeiras, trilhas ecológicas, observações de pássaros e uma deliciosa comida vegetariana. A Cristina, da Cafeteria O Armazém, super-especialista em café e sua aula-show sobre os diferentes tipos de cafés! Tem também o Museu Histórico de Londrina e seus segredos. O imperdível risoto do Restaurante Brasiliano com lombinho de porco, queijo coalho e um leve toque de café. Uma degustação do Café Terrara, premiado e apreciado em vários lugares do Brasil e do mundo. Como podem perceber, turismo, história, cultura, lazer e gastronomia se misturam através da Rota do Café.


Em 2011, a Rota foi escolhida pelo MTur (Ministério do Turismo) como melhor roteiro turístico brasileiro, título muito comemorado por todos os seus participantes. Em 2014, mais um reconhecimento, a ABRATURR (Associação Brasileira de Turismo Rural) elegeu a Rota do Café como Roteiro Destaque para a Copa do Mundo no Brasil!


Desde seu lançamento, a Rota já recebeu mais de 5 mil turistas do Brasil e do mundo inteiro. As empresas responsáveis por este movimento são agências de viagens de Londrina credenciadas à Rota. Elas elaboram e operam os mais diferentes roteiros. Um passeio de um dia inteiro com, por exemplo: transporte em van, café da manhã rural, visita a fazendas, almoço rural, visita a vinícola, degustação de vinhos, café da tarde rural e acompanhamento de guia especializado, fica pelo valor justo de R$ 230,00 por pessoa. Por R$ 450,00 ainda pode-se incluir uma noite em uma aconchegante pousada no campo e mais um dia completo de passeios.

A Rota do Café contem uma infinidade de possibilidades e experiências a serem vividas. 
Quem se interessar em saber um pouco mais, acessem o site AQUI e vejam uma breve apresentação da Rota no vídeo abaixo. 

Informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Contribuição: Giovanni Prata - Sócio Proprietário Navega Tur - Agência de Viagens e Turismo

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais