Sabe quando a gente escuta em podcasts, YouTube, Instagram, etc, aquelas pessoas super bem sucedidas que encontraram, desde cedo, o propósito de suas vidas e agora trabalham para motivar pessoas? Então, eu os escuto há anos. Já fiz dezenas de planos mentais, muitos escritos, já empreendi outros tantos mas o tal do propósito de vida parecia nunca aparecer. Parecia.

Há um ano estava sentada no auditório da FGV em São Paulo, assistindo uma palestra da Virada Empreendedora quando o tal do insight brilhou bem lindo na minha frente: sempre quis ser professora (me imaginava que da graduação), sempre gostei de crianças e….tinha acabado de ouvir sobre negócios sociais. PRONTO! Estava feita a minha escolha (e eu super acreditei).

O insight ainda era só uma faiscazinha que brilhava ora sim ora não. Então resolvi começar pelo “nome” da minha nova empresa/projeto/ideia, já que o que ela realmente iria fazer eu não fazia nem ideia. E em um dos cafés no coworking onde eu trabalho um amigo me presenteou com o nome KidXChange.

Mas foi claro! O nome trazia em si o que meu projeto tinha organicamente desde o começo: a vontade de transformar. Mas como? Dando voz às crianças. Sri Prem Baba tem uma frase pungente que eu uso sempre quando eu explico o KidX. “ Precisamos fazer nossa parte, que é ajudar as crianças a encontrarem seus dons e talentos, e se alinharem com a sua verdadeira missão. Não basta largar a criança na escola, é preciso se responsabilizar e se comprometer com o despertar do amor desse Ser.”

O KidXChange, então, começou a brotar (e ainda está brotando). Escolhi algumas frentes para começar a trabalhar, já que era preciso fazer a ideia se espalhar e ser conhecida por aí. Em um primeiro momento, algumas oficinas e vivências foram preparadas para testar a metodologia que estamos desenvolvendo e trazer para o público de Londrina um pouco do STEAM. Nesse método, as crianças se envolvem em soluções de problemas reais de forma multidisciplinar, através de atividades ligadas diretamente com a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Os alunos aprendem a planejar, exercitam a tentativa e erro, a colaboração e a perseverança, lições muito úteis para desenvolver o protagonismo.

As oficinas são super variadas: culinária, dança, pintura, expressão corporal, mandalas, suculentas, compostagem ….ufa! Tem tanto conhecimento por aí prontinho para ser captado pelas crianças. Nós oferecemos as vivências e os pequenos constróem em equipe os próprios conceitos. No início as práticas tem sido facilitadas por mim, mas, a partir de setembro, facilitadores especialistas irão enriquecer o time do KidX.

Em um próximo e/ou paralelo momento, o KidXChange pretende ser um site de referência de iniciativas, escolas e ideias que já desenvolvam projetos ou novas metodologias de aprendizagem. A intenção é fomentar essa discussão e criar um ambiente para construção coletiva e horizontal de conhecimento. Serão matérias, vídeos, fotos e visitas com o objetivo de documentar e compartilhar informação.

Paulo Freire, um educador em quem me inspiro muito, nos diz que o homem é um ser histórico e, por isso, inacabado. Por isso, todo o conhecimento da humanidade está em um eterno looping: é continuamente criado e recriado. E esse processo é feito de maneira dinâmica, coletiva e com o objetivo de dar sentido ao mundo. Abertas ao conhecimento e com a possibilidade infinita de criar, as crianças tem em si a potencialidade de produzir conhecimento e, por consequencia, experimentar o mundo.

Oferecer a elas a oportunidade e as ferramentas necessárias para que elas sejam atorXs principais de sua própria vida é um primeiro passo para a construção de uma sociedade mais saudável, pacìfica e colaborativa. Somos (educadores, familiares, sociedade) responsáveis por deixá-los vivenciar o mundo e aprender por suas próprias experiências.

E hoje, quando eu me deparo com depoimentos e experiências dessas “pessoas de sucesso” que eu mencionei logo no começo do meu texto eu balanço a minha cabeça com vontade, encho meu coração de amor, reúno todas as minhas forças e grito bem alto: SIM EU ENCONTREI O MEU PROPÓSITO!

Mariana Matias - jornalista e founder da KidXChange

 

Sigam a KidXChange nas Redes Sociais e acompanhem as novidades!

Facebook: facebook.com/KidXChange
Instagram: @kidxchange

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais