A ESCOLHA DAS CORES

Para a casa dos meninos, selecionamos duas opções de paletas a partir das cores e texturas dos elementos predominantes na casa. No caso do apartamento deles, o granito da bancada, a madeira clara das banquetas e o bege do sofá deram a base para a seleção das opções de cores. Dentro da nossa proposta de dar mais personalidade ao ambiente, as cores foram escolhidas como elementos centrais, trazendo um ar de descontração e expressando o estilo pessoal dos dois. Então nessa ideia apresentamos para os meninos duas propostas de paletas bem coloridas. Obviamente, essas sugestões levaram em consideração os gostos e preferências do Rafa e do Matheus.

É importante deixar claro que a gente não pretende usar todas essas cores nas paredes. O legal de criar uma combinação prévia de cores é que, uma vez definidas as das pinturas das paredes, por exemplo, as outras podem servir de guia na escolha dos móveis e objetos decorativos.

 

DICA: a marca de tintas Coral lançou um aplicativo de decoração virtual chamado CORAL VISUALIZER, que permite simular a pintura de paredes, tetos, portas e outros elementos de qualquer ambiente. É possível fazer essa simulação ao vivo ou a partir de uma foto do ambiente que você deseja pintar, basta escolher a cor e tocar na tela para selecionar o que você quer colorir. Esse aplicativo é superbacana porque permite que você veja como a cor vai se comportar no ambiente, qual a melhor combinação, enfim, e a coral disponibiliza toda a sua cartela de cores para essa “brincadeira”.

Vamos deixar o link de um vídeo explicativo feito pela marca para vocês poderem testar também, é só clicar AQUI.

 A ESCOLHA DAS PINTURAS

Com a opção de paletas em mãos apresentamos aos meninos algumas sugestões de pinturas para as paredes. Como o apartamento é alugado e nossa intenção é qualificar o ambiente de maneira simples e econômica, nossa proposta foi fazer intervenções pontuais de pinturas, para trazer um pouco de cor ao ambiente, sem precisar pintar ele por inteiro.

Para o ambiente da SALA INTEGRADA nossa primeira diretriz era disfarçar o “estampado” ou padrão do granito da bancada. Por estar presente só nesse espaço esse material ganhava um destaque desnecessário, então nossa ideia principal foi fazer com que a pintura absorvesse esse excesso de informação, ou seja, a cor da tinta deveria puxar bem para o tom cinza do granito.

Então apresentamos duas soluções de pintura para esse problema:

  • Pintar todo o volume da cozinha (a parede da bancada e sua lateral, que delimita a entrada do apartamento;
  • Ou pintar apenas meia parede – tendo como limite a altura da superfície do tampo de granito – em formato de “L”. As paredes selecionadas para essa pintura foram a parede do balcão e a parede da sala de jantar;

Nossa segunda sugestão de pintura foi incluir outra cor mais ousada, viva e alegre para contrastar com a neutralidade do cinza escolhido e então escolhemos o hall de entrada para realizar essa pintura. Esse pequeno espaço de passagem, que fica tímido pelo seu tamanho em relação ao resto da sala, quando pintado com essa cor intensa e chamativa funciona como um ponto atrativo e interfere no ambiente na medida certa!

Também apresentamos duas propostas de pintura para esse espacinho:

  • Fazer uma pintura geométrica, em formato de losango, entre a parede da porta e a parede do lado oposto da cozinha. A ideia seria fazer uma brincadeira com esse cantinho, onde o polígono, que consequentemente acaba virando um elemento decorativo, é visto de maneiras diferentes dependendo a posição do observador;
  • Ou pintar todas as três paredes do hall com a mesma cor marcando o espaço.

Apresentadas as propostas, passamos a bola para que os meninos escolhessem as opções que eles mais se identificassem e o resultado escolhido para as intervenções foram:

  • Pintura da meia-parede em cinza;
  • Pintura das paredes do hall nessa cor mais vibrante.

Já para a área da SACADA nossa sugestão foi pintar toda a parte do guarda-corpo de alvenaria e as paredes laterais, tendo como limite a altura do guarda-corpo (incluindo a parte das esquadrias). Essa sugestão foi limitada às condições do condomínio, em que é proibido realizar qualquer tipo de intervenção que modifique a fachada do edifício. A seleção da cor foi definida a partir da cor do insulfilme azul do vidro, então nossa escolha ficou entre algum tom de azul que combinasse com o mesmo, para dar continuidade a essa mureta. Optamos por um tom mais escuro para criar profundidade ao espaço e já que nossa proposta inclui trazer muitas plantas para a varandinha, a cor escura ajuda a disfarçar as possíveis sujeirinhas de terra e afins.

RESULTADO:

Por fim, escolhemos as TINTAS ACRÍLICAS da marca CORAL nas seguintes cores:

  • Meia-parede: CINZA TWEED
  • Hall de entrada: BAÍA DE CORAL
  • Sacada: LAGOA ÁRTICA

DICAS:

  • Optamos pela TINTA ACRÍLICA por ela ter uma durabilidade maior que a TINTA LÁTEX PVA. A diferença entre as duas, ambas a base de água, é que a tinta acrílica é lavável e a tinta látex permite a limpeza apenas com pano úmido, para que a pintura não seja danificada. Em caso de casas com animais ou crianças pequenas, onde o risco das paredes ficarem sujas é muito maior, recomendamos sempre a pintura em tinta acrílica, embora ela seja um pouco mais cara que a tinta látex PVA.
  • Outra informação importante que vale a pena registrar é que em ambientes internos é recomendado pinturas com tintas foscas ou acetinadas (entre o fosco e o semibrilho) pois quanto mais brilhante for a tinta, mais ela vai salientar as imperfeições e irregularidades das paredes e principalmente do teto. Lembrando que, quanto mais fosca for a tinta, menos resistente a limpeza ela será.
  • Recomendamos pelo menos 3 demãos de tinta para garantir a cor em sua totalidade.

 NOSSO FORNECEDOR

Quem nos ajudou a colocar tudo isso em prática foi o LEONARDO da loja IMPERIAL TINTAS.

Para quem não conhece, a loja é multimarcas reunindo num só lugar várias opções de produtos para todos os gostos e bolsos. A equipe de vendas também é especializada, conhecendo muito bem os materiais disponíveis no mercado, conseguem auxiliar de forma precisa na hora da escolha, garantindo um excelente resultado final!

Com uma nova loja, inaugurada há pouco tempo, muito mais ampla e confortável, contam agora com um espaço de atendimento dedicado exclusivamente aos pintores e outro aos arquitetos. Vale a pena conferir!

A IMPERIAL TINTAS está localizada na AVENIDA DUQUE DE CAXIAS, 3823.

 ALGUMAS IMAGENS DE REFERÊNCIA:

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Fonte: Histórias de Casa

Fonte: Histórias de Casa

 Nos acompanhe todas as quartas nos Stories do @londrinando, que estaremos dando dicas, respondendo dúvidas e decorando o apartamento desses meninos de maneira criativa e divertida! Aproveita e segue o nosso Instagram, que também teremos várias dicas super bacanas por lá: @coletivo.gaveta

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais