O Governo do Estado do Paraná confirmou na última terça-feira (31) que as instituições de ensino superior públicas serão autorizadas a realizar os exames do coronavírus, desde que tenham condições de adquirir insumo para extração de amostras dos materiais coletados e se credenciem junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab). A informação foi confirmada pelo superintendente de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, em comunicado enviado às reitorias das universidades paranaenses. 
 
A decisão foi tomada após debate sobre a possibilidade de descentralizar os exames de coronavírus. Segundo o superintendente, o problema agora é a limitação dos kits de extração do RNA viral e de análise para Covid-19. De acordo com Bona, o governo do Paraná conseguiu adquirir um volume maior de kits, mas ainda existe demanda dos kits de extração. No momento, esses insumos não estão disponíveis para serem descentralizados para os laboratórios que venham a se credenciar. 
 
O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que já havia oficializado junto ao governo estadual a qualificação para realização dos exames. "Essa decisão do governo poderá ampliar e interiorizar a capacidade de realizar os exames que são necessários para o manejo dos casos suspeitos. Possibilitará, ainda, maior confiabilidade dos dados sobre a Covid-19 e, com isso, decisões pertinentes a gestão baseada em informações confiáveis", destacou. Ele explicou que o governo terá uma rede de laboratórios espalhada pelo estado, proporcionando que leitos hospitalares possam ser desocupados mais rapidamente a partir de maior agilidade nos diagnósticos dos pacientes. 
 
Repercussão
 
O vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa, explicou que a Universidade detém um lote deste insumo específico para a extração do material genético do vírus. Entretanto, não tem os insumos para a técnica de ampliação (RT PCR), que acompanha os kits. "Uma vez que o governo se convenceu da importância da descentralização vamos começar a receber os kits", afirmou ele. Segundo o vice-reitor, a UEL já providenciou o credenciamento junto ao Sislab. 
 
Ele explicou, também, que, além de tentar obter o material, a Universidade também considera uma parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina. Em reunião realizada na manhã da terça-feira, o município confirmou que também está adquirindo kits para a realização de exames da Covid-19. 
 
"Tecnicamente estamos preparados para fazer os testes. Com este aceno do governo, vamos estabelecer fluxos de recebimento dessas amostras", explicou. Segundo ele, a partir de agora a UEL terá de enviar contraprova dos testes para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) para a validação dos exames. 
 
A Universidade conta com o Laboratório de Biologia Molecular no HU, que poderia ser utilizado com toda a segurança e facilidade de logística. Essa unidade poderia ter a atuação amplificada com equipamentos que viriam de outros laboratórios. Dessa forma, ele estima que a UEL possa realizar até 200 testes/dia.
 
Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais