Cultura

Arte e cultura em tempos de quarentena: Funcart oferece programação online

por Mariana Paschoal 01.04.20

Consumir arte e cultura é uma maneira que as pessoas encontram para não surtar em tempos de crise. Além disso, manifestações artísticas aproximam as pessoas e ensinam um pouco sobre empatia, algo que precisamos muito principalmente em tempos de isolamento social como forma responsável de refrear a propagação do Covid-19. Por isso, artistas de todo o mundo reinventam os modos de exercer seu ofício e de cumprir seu papel social. A tecnologia aparece como aliada para que o encontro entre palco e plateia aconteça, mesmo à distância. Pensando nisso, em Londrina, a Fundação Cultura Artística (Funcart) planejou uma série de atividades online para trocar informações e experiências com os alunos que frequentam a instituição e também com o público em geral. 

A programação, chamada “Quarentena com Arte!”, inclui aulas teóricas e práticas sobre temas do teatro e da dança, performances gravadas em casa, leituras dramáticas, disponibilização de vídeos de espetáculos, oficinas de atividades físicas, dentre outras. Tudo pode ser acompanhado remotamente, por meio das redes sociais, e será identificado com a tag #FuncartemCasa. A Fundação suspendeu atividades presenciais a partir do dia 17 de março, mas permanece trabalhando por meio de home office 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por FUNCART (@funcartlondrina) em

Ballet de Londrina

O Ballet de Londrina, companhia oficial da cidade e administrada pela Funcart, montou uma grade de aulas diárias ministradas pelos bailarinos com a intenção de levar as pessoas a se exercitarem e manterem a saúde mesmo em casa. Tratam-se de exercícios que podem ser realizados por qualquer idade e adaptáveis a diferentes espaços. O programa é focado no bem-estar físico, com dinâmicas de alongamento, relaxamento, fortalecimento e exercícios aeróbicos e de dança, tudo supervisionado pela fisioterapeuta (e também bailarina) Thaisa Morais. 

As aulas acontecem ao vivo até sexta-feira (3), no período da manhã, e podem ser acessadas no Instagram dos bailarinos de acordo com a agenda a seguir:

Quinta-feira, às 8h30, Viviane Terrenta (@vivianeterrenta);

Sexta-feira, às 10h, Lucas Manfré (@lucas_manfre).

Em outros horários, o grupo também fará lives e stories com dicas e demonstrações de dança, que podem ser acompanhados nas páginas do elenco, no @balletdelondrina e @funcartlondrina.

Escola de Dança

Já a Escola Municipal de Dança e a Escola Municipal de Teatro, logo após a paralisação das aulas presenciais, promoveram reuniões pedagógicas por vídeo com o objetivo de buscar alternativas para dar continuidade às atividades remotamente, de modo a não prejudicar o rendimento das centenas de alunos e não afetar os resultados dos espetáculos de fim de ano. Foi montado um cronograma e os professores têm feito contato diretamente com suas turmas, mantendo uma rotina com exercícios transmitidos por meio de textos, de aulas em vídeo, de explicações por áudio, lives, etc.

Algumas dessas experiências são partilhadas não só com alunos, mas podem também ser acessadas por outros estudantes e profissionais da área. É o caso das aulas públicas de balé clássico (para nível intermediário e avançado) que a Escola Municipal de Dança promove com o professor Marciano Boletti às segundas, quartas e sextas, às 14h, no Instagram @marcianoboletti

A Escola também disponibilizou para o público o vídeo de “O Quebra Nozes”, que cumpriu temporada de sucesso em dezembro do ano passado, levando para a cena mais de 300 bailarinos, luxuosos cenários e figurinos feitos especialmente para a ocasião. Quem quiser conferir ou rever a montagem (em duas versões), pode acessar pelos links https://youtu.be/6zs6VIBf7Y8 e https://youtu.be/qUqoJuPj19c. O espetáculo “O Reino dos Doces”, apresentado na mesma temporada incluindo no elenco as crianças do Pré-Balé, está disponível no link https://youtu.be/WHefeLxxPRQ.

Escola de Teatro

A Escola Municipal de Teatro, que comemora 25 anos em 2020, também planejou várias atividades para os amantes desta arte. A história da EMT tem sido relembrada por alunos egressos e atuais por meio de fotos e trechos de vídeos de montagens antigas disponibilizados em feed e stories com a marca #FuncartemCasa.

No dia 5 de abril, às 21h, no Instagram @luizeduardopsls, acontece a leitura dramática do texto “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, montagem original de 2001 e reapresentada com grande repercussão em 2009, ambas com direção de Silvio Ribeiro. Os atores que dão voz às personagens de Plínio Marcos são os ex-alunos e ex-professores da Escola Luiz Eduardo Pires e Rogério Costa. 

Os novos alunos também poderão mostrar seu talento e um pouco do trabalho realizado atualmente nos cursos e oficinas com gravações de diferentes solilóquios do dramaturgo inglês William Shakespeare. Os vídeos foram disponibilizados na última segunda-feira (30) nas redes sociais com a tag da campanha e com a marca dos 25 anos da Escola. 

Para mais informações ou dúvidas, a Funcart está disponível em suas redes sociais: no Instagram @funcartlondrina, no Facebook “Funcart” ou ainda por Whatsapp no número (43) 98843-5567. Para contato direto com o Ballet de Londrina: @balletdelondrina, “Ballet de Londrina” ou (43) 99168-3972.

Com informações de assessoria de imprensa

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais