Bem-estar

Prefeitura prorroga suspensão de comércio e fecha parques e praças: saiba como fica a cidade depois do novo decreto

por Mariana Paschoal 06.04.20

Era para Londrina voltar a funcionar normalmente nesta segunda-feira, de acordo com o primeiro decreto da Prefeitura que estipulava o fechamendo dos comércios da cidade. No entanto, a luta contra o coronavírus deve continuar, pela saúde da população, e como medida de prevenção e segurança no enfrentamento ao novo vírus, a Prefeitura decretou na última sexta-feira (3), a continuidade do fechamento de estabelecimentos comerciais e industriais da cidade até o domingo de Páscoa (12) - vale lembrar que existe a probabilidade de uma nova prorrogação.

Novo decreto também inclui o fechamento e a proibição de permanência de pessoas em praças públicas, pistas de caminhada, parques e parquinhos, inclusive o Lago Igapó e o Zerão, muito frequentados. Os decretos 438 e 439, que regulamentam as medidas, estão disponíveis no Jornal Oficial do Município, edição 4.036.

De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, as ações restritivas decretadas visam reduzir ao máximo a aglomeração e circulação de pessoas, em um momento no qual a cidade tem, por enquanto, uma morte registrada e também registra transmissão comunitária da doença, ou seja, quando o contágio passa a ocorrer sem que seja mais possível rastrear ou conhecer a origem de transmissão do vírus. “Pedimos a compreensão de todos os comerciantes e empresários neste momento. Sabemos que a situação é difícil e gera temores, mas agora é hora de preservar e salvar vidas. Nos locais públicos também ainda havia muita gente circulando e não respeitando as orientações de distância mínima, então é também é necessário intensificar a vigilância”, pontuou.

Belinati disse que as duas próximas semanas podem vir a ser o período de pico de contágio do coronavírus em Londrina. Por isso, ele reforçou a importância do isolamento social. “Mais do que nunca, essa medida se torna imprescindível para que possamos conter a circulação do vírus e achatar essa curva de contágio. Esperamos que as pessoas tenham consciência e bom senso, mantendo os cuidados”, acrescentou.

A Prefeitura continuará estudando e avaliando, dia após dia, o panorama de evolução da doença. Segundo o prefeito, o novo prazo de fechamento de comércio e indústrias ficará sob análise enquanto vigorar. “Falar sobre liberação gradativa do comércio agora é arriscado, pois a situação inspira cuidados. Mais adiante, é possível pensar em formas de retomar o setor produtivo. Por enquanto, vale a suspensão e tudo dependerá do grupo técnico responsável pelas decisões, com base em indicadores científicos”, ressaltou o prefeito.

Fiscalização de comércios abertos

A fiscalização dos comércios e estabelecimentos que estão proibidos de funcionar será intensificada, com atuação da Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Fazenda, que estão solicitando suporte a outros órgãos de segurança no desempenho das tarefas, para impedir as aglomerações e desrespeito às normas em vigor.

Enquanto prossegue a suspensão do comércio, o Município está estimulando aqueles comerciantes, que puderem e tiverem interesse, a trabalharem com sistema de entrega de produtos via delivery e de retirada nas lojas, para que as atividades não sejam totalmente interrompidas. É o que autoriza o Decreto 438, que libera o funcionamento dos estabelecimentos que comercializem gêneros alimentícios por meio de agendamento ou encomenda, e de venda em sistema drive-thru, sem que o cliente precise sair do veículo para pedir e retirar o produto.

A autorização de entregas em domicílio se estende ao comércio em geral, varejista ou atacadista. Todos os estabelecimentos ficam obrigados a fornecer a todos os funcionários envolvidos nestes serviços, principalmente em caso de contato com os clientes, máscaras de tecido e álcool em gel, inclusive no ato da entrega.

Números atualizados do Covid-19 em Londrina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, no último domingo (5), novo boletim com os números do coronavírus na cidade. Com mais 13 novas confirmações, Londrina atingiu 51 casos positivos. Dentre os pacientes, cinco já se recuperaram, 29 fazem isolamento domiciliar, enquanto 16 pacientes estão internados em hospitais, sendo cinco em UTIs, sendo quatro com ventilação mecânica. O município registrou uma morte.

Com informações de Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais