Lugar ou estado imaginário em que se vive em condições de extrema opressão, desespero ou privação; qualquer representação ou descrição de uma organização social futura caracterizada por condições de vida insuportáveis, com o objetivo de criticar tendências da sociedade atual. Essas são as definições da palavra “distopia”. Parece um pouco com o que estamos vivendo agora, não é mesmo? E foi a nossa realidade esquisita no momento que nos inspirou a fazer uma lista de indicações de livros distópicos para você fugir um pouco desse momento maluco de isolamento. Confira:

O Conto da Aia - Margaret Atwood

O livro O Conto da Aia se popularizou nos últimos anos devido à série de mesmo nome, lançada em 2017. A obra literária, no entanto, foi publicada pela primeira vez em 1985. A história se passa em um futuro próximo e descreve a vida como ela era nos Estados Unidos, que agora é chamado de República de Gilead. A mudança ocorreu após o país ter sido tomado por uma monoteocracia que reagiu à agitação social e a uma taxa de natalidade baixa do momento. A sociedade, sob essa monoteocracia, vive o livro do Gênesis ao pé da letra, com consequências bizarras para mulheres e homens que vivem nela.

1984 - George Orwell

Imagine Londres como uma cidade sombria, em um estado totalitário, onde o "big brother" te observa a todo o momento e a Polícia do Pensamento pode ler a sua mente. Essa é a realidade de 1984. Na obra, Winston Smith é um homem que está em perigo simplesmente porque sua memória ainda funciona. Atraído por um caso de amor proibido, o personagem se une a uma organização revolucionária secreta que tem como objetivo destruir esse regime.

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

Os críticos já dão a letra: o clássico distópico de Aldous Huxley, publicado em 1932, prevê - com uma estranha clareza - uma visão assustadora do futuro que fica cada vez mais próxima da nossa própria realidade. A obra se passa em um futuro distante, no qual uma sociedade ideal foi construída. Através da engenharia genética, lavagem cerebral, sexo e drogas, todos os membros dessa sociedade são consumidores felizes e vivem separados em castas nas quais as pessoas vivem dentro de moldes específicos.

Blade Runner - Philip K. Dick

Esta obra de Philip K. Dick originou um dos filmes mais famosos de Hollywood, também de mesmo nome. No livro, a Terra é devastada por uma guerra atômica e a maior parte da população que sobreviveu emigrou para os chamados "mundos-colônias" para fugir da poeira radioativa que acabou com animais e plantas. Devido à escassez de tudo, tudo que é vivo se torna um objeto de desejo para quem sobreviveu, mas somente a minoria pode pagar por algo autêntico. Por isso, empresas começam a criar réplicas eletrônicas e realistas de animais, plantas e até mesmo de seres humanos.

Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

Em um contexto pós-guerra, Fahrenheit 451 - publicado em 1953 - é uma crítica à opressão anti-intelectual nazista e à sociedade conservadora e autoritária. E é um governo autoritário e totalitário que é descrito no livro. Esse governo proíbe qualquer livro ou tipo de leitura. Por lá, tudo é controlado.

Jogos Vorazes - Suzanne Collins 

Outra distopia que foi adaptada para o cinema é Jogos Vorazes. Na obra de Suzanne Collins, os jogos vorazes acontecem em uma nação chamada Panem, no futuro. Essa nação passa a existir depois da destruição da América do Norte. Panem tem uma cidade central, chamada de "Capital" que é rodeada por doze distritos mais obres. A Capital, então, criou os Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida por toda Panem. Nesses jogos, a sociedade é colocada em teste.

Laranja Mecânica - Anthony Burgess

Laranja Mecânica é um romance distópico publicado em 1962. A história se passa na sociedade inglesa que vive uma cultura de extrema violência entre os jovens. O anti-herói da obra é um adolescente que narra, em primeira pessoa, todas as ações e experiências violentas que vive.

Você já leu alguma dessas obras? Conta pra gente!

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais