Bem-estar

Prefeitura prorroga suspensão de comércio e torna obrigatório o uso de máscaras: saiba como fica a cidade depois dos novos decretos

por Mariana Paschoal 13.04.20

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou no último sábado (11), em live no Facebook, os novos decretos que tratam da situação de emergência na cidade em relação à pandemia do coronavírus. Segundo Belinati, “todas as decisões são baseadas na ciência, saúde e no objetivo de prevenir a vida e a saúde dos cidadãos londrinenses”, afirmou na live. Na quinta-feira (9), em reunião com representantes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp), a Prefeitura definiu a retomada gradual das atividades industriais, da construção civil, do comércio e dos serviços. Confira:

Uso de máscaras obrigatório

A Prefeitura de Londrina publicou novo decreto na última quinta-feira (9) que torna obrigatório o uso de máscaras de barreira para os londrinenses que estiverem fora de casa durante o período de emergência em relação à pandemia do coronavírus - estendido até o dia 19. Segundo o Decreto 457, "a obrigação do uso de máscaras contempla o transporte coletivo, atividades laborais, comércio, serviços, dentre outras atividades realizadas em ambiente fechado".

A partir de quarta-feira (15), fica proibido entrar em prédios públicos ou utilizar qualquer serviço público, inclusive prestados por terceiros, caso não esteja fazendo o uso correto de máscaras - que podem ser confeccionadas de forma caseira, desde que utilizem as recomendações do Ministério da Saúde.

Prorrogação do prazo de situação de emergência

De acordo com o decreto 458 de 11 de abril, a Prefeitura estende a situação de emergência na cidade de Londrina até o dia 19, próximo domingo. Isso significa que o comércio e serviços não-assenciais continuam suspensos até segunda ordem.

Em relação às escolas, o prazo foi prorrogado até o dia 3 de maio. Ou seja, até lá, as atividades nas unidades escolares municipais públicas e parceiras ficam fechadas - a recomendação é que as escolas particulares sigam o mesmo calendário.

Indústrias e construção civil

Indústrias e empresas da construção civil estão autorizadas a reabrir a partir de quarta-feira (15), desde que os estabelecimentos e profissionais sigam rigorosamente as normas sanitárias e de saúde pública. As normas podem ser conferidas aqui

Foto de capa: @aro.pires

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais