Bem-estar

Prefeitura detalha medidas de prevenção obrigatórias para a reabertura do comércio na segunda-feira (20)

por Mariana Paschoal 17.04.20

Com a retomada do comércio e da prestação de serviços em Londrina na próxima segunda-feira (20), o prefeito Marcelo Belinati, ao lado o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, detalhou, em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (17), como se dará essa reabertura.

A retomada das atividades da cidade tem se dado de forma gradativa: na última quarta-feira (15), voltaram a funcionar as indústrias e a construção civil com medidas rigorosas de prevenção. O retorno do comércio e dos serviços também precisará seguir algumas regras. Os estabelecimentos estarão suscetíveis à fiscalização do poder público. As condições são as seguintes:

- Uso obrigatório de máscaras por parte dos funcionários e clientes;

- Disponibilidade de álcool gel em todos os estabelecimentos;

- Desinfecção de superfícies com regularidade;

- Distanciamento social entre funcionários e clientes de pelo menos um metro

- Controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos;

- Horário diferenciado, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para que não haja choque nos terminais de transporte coletivo com o segmento da indústria e da construção civil.

Essas medidas valem também para bares e restaurantes, que devem funcionar apenas com 50% da capacidade e respeitando o distanciamento de pelo menos dois metros entre as mesas.

O que permanece fechado

Atividades de shoppings, academias e igrejas permanecem suspensas devido a decreto do Governo do Estado que estabelece seus respectivos fechamentos. 

Praças e parques públicos também continuam fechados, assim como as escolas municipais. Belinati ressalta que “a população precisa entender que não voltamos à vida normal, vamos apenas retomar atividades essenciais”, afirma. Ele também insiste que os londrinenses continuem com todas as medidas de restrição e que evitem sair de casa, principalmente os grupos de risco.

A escolha pela reabertura do comércio e prestação de serviços, segundo Belinati, foi tomada após o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp) analisar a situação da cidade, da região, do estado, do país e do mundo em relação à pandemia do coronavírus. O Coesp é um grupo de trabalho criado pelo município e que conta com médicos e profissionais de saúde com o fim de avaliar, diariamente, como o coronavírus evolui por aqui. “Nós analisamos o que deu certo e o que deu errado e transportamos para a nossa realidade para que tomemos a melhor decisão com o objetivo principal e primeiro de preservar a saúde e a vida das pessoas”, diz Belinati.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais