Bem-estar

Dicas de aplicativos para reunir pessoas virtualmente em tempos de isolamento social

por Mariana Paschoal 20.04.20

Saudade de reunir os amigos e jogar conversa fora, né, minha filha? Mas dá para fazer isso em tempos de isolamento social, sabia? É claro que as reuniões ficam um pouco diferentes, já que precisam ser feitas virtualmente, mas a internet tá aí para isso: para facilitar a nossa vida. E quando se tem acesso a ela, ninguém precisa sentir saudades. Confira algumas plataformas em que é possível ver a carinha das pessoas amadas e conversar com elas sempre que quiser:

Facebook Messenger

O Facebook Messenger é um dos aplicativos de videochamada mais populares. Afinal, quase todo mundo tem uma conta no Facebook, não é? Então fica mais fácil juntar os amigos em uma conversa e começar a chamada de vídeo.

Para reunir a galera no Messenger é muito simples: abra uma conversa em grupo e adicione quem você que participe da reunião. Feito isso, é só iniciar a conversa em vídeo no ícone da filmadora. 

Quando se compara a outros aplicativos, o Messenger se mostra com poucos recursos. Mas nele, se estiver usando no smartphone, você pode usar diferentes filtros, jogar joguinhos e consegue optar entre ver todos os participantes na mesma tela, ou escolher a tela de destaque para quem estiver falando no momento.

O serviço é gratuito e está disponível em todos os sistemas operacionais.

Facetime

O Facetime é o aplicativo de chamadas de áudio e vídeo da Apple e está disponível apenas para usuários de iPhone, iPad, iPod touch ou Mac. O app suporta 32 pessoas em uma única chamada. Para iniciar uma ligação, é preciso adicionar os participantes no seu dispositivo com o número de telefone ou o e-mail deles. Em seguida, no aplicativo, toque no sinal de "+" e digite o nome das pessoas com quem você quer conversar. Depois de adicionados, você pode escolher entre chamada de áudio ou vídeo. Também é possível iniciar uma conversa de vídeo durante uma chamada telefônica comum. Para isso, é só tocar no ícone do serviço durante a ligação.

O Facetime também conta com opções de filtros para deixar a chamada mais divertida.

O serviço é gratuito.

Google Duo

"Videochamadas com alta qualidade e simplicidade para smartphones, tablets, computadores e Smart Displays como o Google Nest Hub Max". É isso que o Google Duo promete.

Em uma chamada no Duo, até 12 pessoas podem participar. Um dos recursos do Duo, o Knock Knock, é ver quem está na chamada antes de atendê-la. Também é possível enviar uma mensagem de vídeo às pessoas caso elas não atendam à sua chamada, ou caso você queira somente falar algo específico e não iniciar uma chamada propriamente dita.

Para conversar com alguém, é preciso ter o contato da pessoa - que também precisa ser usuária do Duo.

Hangouts

Outra ferramenta de videochamada do Google é o Hangouts. Nele, o usuário cria uma sala de conversa e compartilha o link dela com quem ele quer participe do chat. Os convidados podem optar em conversar por vídeo, ou somente por áudio.

Até dez pessoas podem participar das chamadas do Hangouts, que é gratuito e funciona em todas as plataformas.

Houseparty

O Houseparty talvez seja a plataforma de chamadas por vídeo mais diferentona da lista. Apesar dele funcionar de maneira similar ao Zoom e ao Hangouts do Google, existe uma vantagem: o app oferece vários jogos que podem ser jogados virtualmente durante a conversa. Em uma sala de conversa virtual por vídeo, você e seus amigos podem jogar jogos de perguntas e respostas, jogos parecidos com o famoso "Imagem e Ação", entre outros.

A desvantagem do Houseparty é que as conversas podem ter no máximo oito pessoas.

imo

O imo é um aplicativo novo de videochamadas gratuitas. Apesar de não definir qual é o limite de participantes por conversa, o aplicativo promete chamadas de vídeo e de voz de alta qualidade. No aplicativo e durante a conversa, é possível também compartilhar fotos, vídeos e se expressar com stickers disponíveis no app.

O app está disponível em iOS e Android e é otimizado em tablets com Android.

Jitsi

O Jitsi oferece videoconferências "mais seguras, mais flexíveis e gratuitas". 

Com um conjunto de projetos de código aberto, o aplicativo permite criar e implantar facilmente soluções seguras de videoconferência. No coração do Jitsi estão o Jitsi Videobridge e o Jitsi Meet, que permitem conferências na internet, enquanto outros projetos em andamento utilizam outros recursos, como áudio, discagem, gravação e transmissão simultânea.

Esses recursos fazem com que o Jitsi seja usado principalmente por conferências profissionais e em empresas.

 

Skype

O Skype perdeu um pouco da popularidade como ferramenta de videoconferência depois do surgimento de outras opções. No entanto, ele é uma das ferramentas mais completas quando se trata de conversas por vídeo. Você pode, por exemplo, gerar e compartilhar com facilidade uma reunião online entre os colegas de trabalho sem precisar ter uma conta ou baixar o aplicativo. Outra vantagem é que você pode ligar para celulares e telefones fixos pelo Skype, quando precisar de uma conversa por voz.

As chamadas de vídeo são em alta resolução e contam com alguns recursos interessantes como legendas em tempo real, compartilhamento de tela de dispositivo móvel e gravação de chamadas.

O aplicativo pode ser usado gratuitamente ou por assinatura - com mais recursos disponíveis.

Viber

O Viber funciona de maneira parecida com o WhatsApp e o imo. Para realizar as chamadas, é preciso do número de telefone dos participantes. Esse aplicativo é mais limitado, pois permite chamadas de vídeo apenas entre duas pessoas, mas é mais uma opção para quem quer manter contato com pessoas amadas em tempos de isolamento.

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo mais baixado do Brasil e também pode ser uma ferramenta para encontrar e reunir os amigos no período de isolamento.

Em conversas individuais, é possível utilizar chamadas por voz e vídeo no WhatsApp. Sem muitos recursos, essa opção também contempla chamadas com até quatro pessoas. A vantagem é que, por ser um app popular, muitas pessoas já estão familiarizadas e têm o aplicativo baixado.

Zoom

O Zoom é o aplicativo que mais se popularizou durante o período de isolamento social, registrando 12 vezes mais downloads mensais desde que foi lançado, em 2011.

Para começar uma conversa de vídeo no Zoom, um usuário cria uma sala de conversa e compartilha o link do convite com os outros participantes. Em uma única conversa, até cem pessoas podem participar. Essa alta capacidade de participantes faz com que o Zoom seja particularmente popular em reuniões empresariais e aulas online.

O serviço pode ser usado gratuitamente em computadores e todos os sistemas operacionais. No entanto, a versão gratuita do aplicativo permite reuniões de apenas 40 minutos. Para conversas sem limite de tempo, é preciso assinar algum plano do Zoom. Os planos começam em US$ 14,99 mensais.

Faça sua lista de convidados, monte uma sala de conversa em algum desses aplicativos e divirta-se com quem te faz falta!

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais