Bem-estar

Adestradores londrinenses dão dicas para manter os cães ativos durante o isolamento do coronavírus

por Mariana Paschoal 23.04.20

Para combater o coronavírus da melhor forma e com segurança, uma das principais medidas é evitar sair de casa. Mas como ficam os cachorros durante o isolamento social? Aposto que muita gente que tem um amigo canino em casa está com essa dúvida: se não posso passear com ele, o que devo fazer para mantê-lo ativo?

Fomos perguntar para os adestradores comportamentalistas William Tonet e Thaís Leal, da Cão Leal. Eles foram categóricos: os cachorros precisam se manter ativos para se manter saudáveis. “Os cães precisam ter suas necessidades básicas supridas para manterem seu bem-estar elevado, serem felizes e saudáveis física e emocionalmente”, explicam. Segundo os adestradores, essas necessidades básicas incluem atividades físicas, mentais e sociais. “Manter uma rotina de atividades mesmo dentro de casa ajudará o cão a gastar energia, aliviando tédio e estresse”.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cão Leal Adestramento (@william.tonet) em

Já a inatividade, que é a falta de estimulação física e mental, e uma mudança brusca na rotina dos animais, podem causar vários efeitos negativos na saúde física e emocional do cão, como a perda de apetite ou o ganho de peso, supressão do sistema imune, diminuição da longevidade, alterações dermatológicas e mudanças de comportamento devido ao tédio e ao estresse. Os exemplos dados por Tonet e Thaís são: comportamentos compulsivos (lamber as patas, perseguir a própria cauda, caçar moscas), latidos excessivos, destruição de móveis e objetos, necessidades fisiológicas em lugares inapropriados, menos tolerância gerando comportamentos agressivos, e até a depressão. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Cão Leal Adestramento (@william.tonet) em

Dicas da Cão Leal para manter os cães ativos em casa

Apresentados os benefícios de manter os cães ativos e os efeitos negativos de mantê-los sem estímulos, perguntamos aos adestradores como manter os animais saudáveis em tempos de isolamento e eles deram algumas dicas que podem ser aplicadas na sua casa. “Investir em enriquecimento ambiental dentro de casa é a melhor saída para esses tempos de isolamento social. Enriquecimento ambiental nada mais é que enriquecer o ambiente onde o cão vive, inserindo desafios e atividades para que ele possa expressar comportamentos naturais da espécie”, afirmam.

De acordo com Thaís e Tonet, existem cinco tipos de enriquecimento ambiental (E.A.): enriquecimento ambiental alimentar, social, físico, sensorial e cognitivo.

E.A. Alimentar

É feita a substituição do pote tradicional de comida por brinquedos educativos e brinquedos dispensadores de ração/petiscos para estimular o cão a forragear e “caçar” o próprio alimento, se divertindo, gastando energia e desenvolvendo sua capacidade de resolver problemas.

E.A. Sensorial

Aqui se estimula os cinco sentidos do animal: tato, olfato, paladar, visão e audição. Um exemplo é fazer uma massagem no cão, colocar músicas relaxantes próprias para acalmar o cão (dica: canal Relax My Dog no YouTube); oferecer novos sabores de alimento/petiscos/ossos para o cão experimentar e roer (ossos naturais, cartilagens de orelha, traqueia, casco e chifre eles adoram e ficam um tempão roendo, entretidos); oferecer estimulação visual através dos canais de TV para cães (DOGTV); estimulação olfativa através de atividades de faro, como esconder petiscos pela casa e ensinar o cão a procurar, assim como plantinhas e temperos (que são apropriados para cães) para eles farejarem.

E.A. Físico

Consiste em modificar de maneira temporária ou permanente o espaço onde o cachorro vive. Você pode inserir diferentes superfícies e texturas no ambiente. Por exemplo, camas elevadas, uma casinha que sirva como toca, uma área com grama, uma bacia grande ou uma piscininha improvisada para os cães que gostam de brincar com água, um circuito de agility - obstáculos para pular, túnel, rampa, etc...

E.A. Social

Aqui se promove momentos de interação com os tutores ou com outros cães, para aqueles que têm companhia de outro animal. É possível dedicar um tempo para as brincadeiras de cabo de guerra, de jogar bolinha e outras atividades que possam ser desenvolvidas em conjunto.

E.A. Cognitivo

O E.A. Cognitivo estimula a parte intelectual do cão, a aprendizagem, memória e concentração. Para realizá-lo, você pode ensinar novos comportamentos e truques de maneira divertida, com reforço positivo (sentar, deitar, dar a patinha...), oferecendo jogos educativos como os tabuleiros para cães, nos quais eles tentam descobrir como tirar o petisco de dentro, aprendendo a lidar com frustração e gastando energia mental.

Sobre a Cão Leal

William Tonet e Thaís Leal atuam há oito anos em Londrina e são adeptos ao treinamento moderno de cães. Eles trabalham com uma metodologia 100% embasada na ciência do comportamento canino, sem uso de broncas e aversivos, “pois acreditamos que a aprendizagem deve ser um processo divertido para todos”, contam. “Para nós, a educação vai além da obediência, nossa missão é ajudar as famílias a entenderem e se relacionarem melhor com seus cães, desfrutando de uma convivência mais tranquila e feliz”, continuam.

Interessados em serviços de educação para filhotes e adultos, modificação comportamental, consultorias e cursos podem entrar em contato através dos perfis de Instagram @william.tonet e @thais.leall, ou pelo WhatsApp (43) 99664-7788. Os atendimentos podem ser presenciais ou online.

Foto de capa: @william.tonet

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais