Bem-estar

Prefeitura planeja realizar mil testes de coronavírus por semana na cidade

por Mariana Paschoal 27.04.20

O prefeito Marcelo Belinati anunciou, em transmissão ao vivo pelo Facebook na noite de domingo (26), que pretende testar mil pessoas por semana para o coronavírus na cidade. Desde o início da pandemia em Londrina, no dia 9 de março, o Município testou pouco mais de mil londrinenses. 

O aumento na capacidade de testagem se deve à compra de reagentes, por parte da Prefeitura, para realizar os testes. O Município, através de parceria firmada com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), vai fornecer esse material para o Hospital Universitário. Através da parceria, a UEL, através do HU, vai ter a capacidade de realizar quatro mil testes, ou 200 testes por dia.

Além disso, a Prefeitura também firmou convênio com laboratórios particulares através do qual 150 testes semanais serão feitos. A esses números, somam-se ainda os 2620 testes rápidos enviados pelo Governo Federal e 300 testes semanais previstos pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen). “Com essas medidas, a capacidade de Londrina passa de mais de mil testes por semana. Ou seja, em poucas semanas, vamos conseguir testar pelo menos 10% da população”, explica o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que acompanhou o prefeito na transmissão.

“A estratégia nacional é testar quem está em estado grave e já internado. Em Londrina, vamos testar todo mundo que tiver qualquer sintoma respiratório e profissionais de saúde”, esclarece o prefeito Marcelo Belinati.

Ainda segundo dados da Prefeitura apresentados na transmissão, Londrina é a cidade que mais testa para o coronavírus, entre as grandes cidades do Paraná:

Prefeitura de Londrina

O município registrou 1671 testes por milhão de habitantes, seguido de Cascavel (1072), Curitiba (907) e Maringá (614). À título de comparação, o estado do Paraná realiza 824 testes por milhão de habitantes.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais