Cultura

Fotojornalista londrinense registra o dia-a-dia da cidade em meio à pandemia do coronavírus

por Mariana Paschoal 04.05.20

“Estamos vivendo uma pandemia. Não tenho outro lugar para estar que não seja na rua, sempre tomando todos os cuidados, é claro. Mas daqui 20, 30, 40 anos, as futuras gerações vão pesquisar sobre como Londrina passou por esse momento tão delicado que afeta o mundo todo, e minhas fotos estarão lá para contar parte dessa história”. Quem disse isso foi o fotojornalista Isaac Fontana, um dos profissionais londrinenses da linha de frente no combate e no registro histórico da pandemia do coronavírus.

Fontana é repórter fotográfico em Londrina e vive intensamente os últimos acontecimentos da cidade por trás da câmera. “Me sinto privilegiado por sair de casa sabendo que faço parte de uma área que é responsável por levar a informação para a sociedade”, conta. Segundo o fotógrafo, “uma foto tem o poder de começar ou acabar com uma guerra. É impossível não se apaixonar por isso”.

Atualmente, vivemos a guerra contra um novo vírus que assolou o mundo inteiro em uma velocidade que assusta todos. E ao lado de profissionais da saúde, o fotógrafo e a imprensa também exercem um papel relevante para a sociedade neste momento: o papel de registrar para a eternidade o momento atual, para que as pessoas entendam e interpretem o ano de 2020 de modo que se possa construir um futuro melhor.

Ao ser questionado sobre qual é a mensagem que o fotógrafo deseja passar à população de Londrina com essas imagens, Fontana responde que a principal é promover uma reflexão. “No mundo de hoje, muitos de nós vivemos em ‘bolhas’. Definitivamente não acredito ser possível estourá-las, mas se eu conseguir de alguma forma trazer essa reflexão de quão egoístas somos, de que a grama do vizinho não é mais verde, e sim mais seca do que a nossa, talvez evite de alguma forma que mais pessoas entrem nessas mesmas bolhas”, reflete.

Campanha para ajudar comunidades carentes em Londrina

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Isaac Fontana (@isaac_fontana) em

Todas as fotos do Instagram de Fontana estão à venda, e 100% do lucro será revertido em cestas básicas para comunidades carentes. "Casas com grande numero de crianças e mães solteiras são prioridade", explica. Segundo o fotógrafo, a campanha não pede nada em troca, não tem cunho religioso, nem interesses próprios. "O objetivo é somente ajudar quem já precisava de ajuda em tempos normais e, com a pandemia, precisam mais do que nunca", esclarece.

Para fazer parte dessa corrente do bem, é só escolher as fotos e os tamanhos de preferência no perfil do fotógrafo e comunicá-lo por direct. As fotos serão entregues impressas para Londrina e para outras cidades (com os custos de envio pagos pelo comprador).

Fotos: Isaac Fontana

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais