Bem-estar

Shoppings e galerias voltam a funcionar em Londrina; academias continuam fechadas

por Mariana Paschoal 08.05.20

Após reunião com o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coesp) na noite da última quinta-feira (7), o prefeito Marcelo Belinati autorizou a reabertura de shoppings e galerias em Londrina. Segundo o prefeito, essa reabertura está autorizada a partir da edição do decreto - que deve ser publicado ainda nesta sexta-feira (8) - que contará com regras rigorosas para a retomada das atividades desse segmento da economia.

“O Coesp, após avaliação, autorizou o retorno seguro, controlado e com critérios rigorosos aos trabalhos de shoppings e galerias. Isso inclui o camelódromo, galerias do centro, assim como os grandes shopping centers da cidade”, explica Belinati.

Esses estabelecimentos permaneceram fechados mesmo com a reabertura do comércio devido ao decreto do Governo do Estado. No entanto, “houve uma decisão judicial em favor da Prefeitura, e uma flexibilização do decreto estadual, passando essa análise para o Município”, esclarece o prefeito.

Em transmissão ao vivo no Facebook, na qual a decisão foi anunciada, Belinati também adiantou algumas regras que deverão ser seguidas por esses estabelecimentos comerciais. Uma delas é que o funcionamento deverá ser reduzido, começando às 13h e de segunda a sexta-feira - exceto por este fim de semana, em que shoppings e galerias poderão abrir por causa do Dia das Mães. Medidas como distanciamento, presença de álcool gel e limite de pessoas dentro das lojas também estão previstas, assim como a proibição de entrada de crianças em shoppings e galerias. Cinemas, praças de alimentação e parques continuam sem funcionar.

Academias

A situação das academias será avaliada por mais uma semana - elas continuam fechadas. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, “o Coesp achou prudente aguardar o retorno das atividades dos shoppings para observar como isso vai ser para que, então, se avalie a situação das academias na semana que vem, em especial por conta da dificuldade de monitoramento dessas atividades”.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais