Bem-estar

Disque-Coronavírus passa a oferecer atendimento com psicólogos para toda a população

por Mariana Paschoal 11.05.20

Em Londrina, toda pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios pode entrar em contato com profissionais de saúde, por telefone, para saber qual procedimento deve adotar. O Disque-Coronavírus funciona desde o final de março pelo número 0800-400-1234, e já atendeu mais de 1.400 ligações. Agora, além de orientações sobre a Covid-19, a comunidade conta também com psicólogos em atendimento remoto.

As ligações para o Disque-Coronavírus são gratuitas, no telefone fixo e celular, e o atendimento sobre a doença ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Além de tirar dúvidas dos pacientes sobre os sintomas de coronavírus, os atendentes informam se é preciso ir até uma unidade de saúde, com base nas informações repassadas. Também está disponível o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24 horas, no site https://coronaai.uel.br.

Atendimento psicológico estendido

Em abril, o Disque-Coronavírus passou a contar com profissionais de psicologia para acolherem as ligações feitas por servidores municipais, que estejam enfrentando dificuldades emocionais durante a pandemia. Agora, essa opção foi estendida à população em geral, no mesmo telefone e horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A psicóloga Rafaela Weidmann, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), explicou que o canal de comunicação com os servidores foi criado tendo em vista o alto nível de estresse, ansiedade e medo que muitos podem vivenciar nesse momento, por conta da pandemia.  “Entendemos que a saúde física e emocional de todos os envolvidos no combate à Covid-19 precisa de uma atenção especial. São pessoas que todos os dias saem das suas casas, deixando seus familiares, para cuidar de outras vidas. E o teleatendimento foi a alternativa viável e mais segura para ofertar esse suporte. Nosso objetivo é garantir esse espaço de acolhimento e escuta qualificada para todos os servidores”, disse.

Dados

O levantamento realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UE), de 31 de março a 5 de maio, apontou que o Disque-Coronavírus registrou 1.455 atendimentos no período. Dentre essas chamadas, a maioria é do público feminino, 65%. E, além de Londrina, com 1.399 ligações no total, houve chamadas originadas de outras cidades.

Com informações de Prefeitura de Londrina

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais