Bem-estar

Central para monitorar gestantes, puérperas e recém-nascidos durante pandemia está disponível em Londrina

por Mariana Paschoal 13.05.20

 

A Central de Monitoramento para Gestantes, Puérperas e Recém-nascidos de Londrina foi lançada nesta terça-feira. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde e visa fazer o acompanhamento de mulheres no momento da gestação e no pós- parto, sem que elas precisem sair de casa, fundamental neste momento de pandemia do coronavírus que tem ocasionado a restrição da circulação de pessoas. 

O atendimento da Central é feito por telefone, por uma equipe de enfermeiras com apoio de médicos ginecologistas, que segue um roteiro e protocolos que visam identificar situações de riscos e de fragilidades para mulheres e bebês, reduzindo possíveis agravos materno infantis, além de verificar se mãe e criança precisam de uma avaliação presencial. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Amapá, 700.

A enfermeira obstétrica e coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria, Priscila Alexandra Colmiran, explicou que a central vai atender as gestantes de alto risco e risco intermediário, assistidas nos serviços de referência do município. “Durante o atendimento, as enfermeiras perguntam se a gestante está conseguindo comparecer nas unidades de saúde, se está realizando os exames de pré-natal e tendo alguma dificuldade de acesso, bem como reforçar as gestantes e puérperas sinais de alerta que exijam uma avaliação mais imediata por profissionais de saúde”, contou.

Com relação às puérperas, o objetivo é identificar situações de fragilidade e riscos para a mãe e o bebê, como problemas com amamentação, visando reduzir riscos de complicações, infecções e desmames precoces. No casos dos bebês, é feita uma avaliação do estado de saúde do recém-nascido, que aborda como está o seu desenvolvimento, se foram feitas as vacinas necessárias, os testes de triagem neonatal, e como está a amamentação.

A coordenadora explicou que caso sejam identificadas situações de risco ou vulnerabilidade, a equipe aciona a unidade de saúde do território para que seja feita uma visita domiciliar a esta mulher ou o encaminhamento para os serviços de referência do Município, de forma precoce. “É um serviço que vem para contribuir, principalmente neste momento de pandemia, em que a grávida e a puérpera ficam apreensivas de sair de casa, vindo a expor a si e seu filho”, apontou.

A porta de entrada para o atendimento na Central de Monitoramento é feita por meio da captação das usuárias que são atendidas pelos hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), como Maternidade Municipal, Hospital Evangélico e Hospital Universitário, e os serviços de referência para gestante de alto risco e risco intermediário.

Com informações e fotos de Prefeitura de Londrina (N.COM)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais