Cultura

Arte no Rolê: projeto transforma obras de artistas locais em camisetas; 100% do lucro vai ao autor da obra

por Mariana Paschoal 14.05.20

O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus certamente afetou a renda de muita gente, e os profissionais autônomos são uns dos mais atingidos por essa crise. Essa foi a conclusão de uma pesquisa informal feita pelo Rolê Errado. Ao avaliar a situação, a equipe do perfil de Instagram, que tem como objetivo divulgar os rolês que acontecem na cidade, se perguntou: “como fazer a nossa parte e dar uma força para essa galera?” A resposta veio em forma do projeto “Arte no Rolê”.

A finalidade do “Arte no Rolê” é divulgar o trabalho de artistas da região e, de quebra, garantir uma grana extra para quem teve a renda limitada ou até mesmo interrompida desde que a quarentena começou. “Embora um CD ou um uma peça de teatro possam ser vendidas, não é possível medir o impacto que a arte tem na vida de uma pessoa”, afirma o idealizador do Arte no Rolê, Daniel Mancebo, ao responder como o projeto chegou à conclusão de ajudar artistas. Ele ainda acredita que “a arte é arte, ela é sublime, não numérica, não cabe nas estatísticas. Para um governante que busca a reeleição, compensa muito mais investir em pavimentação do que em arte. E apoio financeiro é uma das formas de empoderamento”, continua.

Desta forma, a proposta é fazer com que os artistas participantes sejam coprodutores do projeto.

Como funciona?

  1. O artista desenvolve ou reutiliza algo (desenho, palavra, fotografia, colagem...) que o represente;
  2. Um designer gráfico irá digitalizar a arte desenvolvida ou reutilizada, se for necessário;
  3. Essa arte será impressa em uma camiseta e vendida pelo Rolê Errado;
  4. 100% do lucro arrecadado será destinado ao artista que desenvolveu o design da camiseta vendida.

Vale destacar que este projeto não é apenas para designers. Se você tem uma banda, pode mandar a capa de um álbum, por exemplo. Se você é de um grupo de teatro, pode enviar a foto de alguma apresentação. Se você é poeta, pode mandar uma poema ou algum trecho de algo que você escreveu para ser estampado. O Arte no Rolê deixa claro que todos estão livres para criar e enviar o que quiserem e o Rolê Errado será encarregado da digitalização, impressão, publicidade, venda, embalagem e distribuição das camisetas. Reforçando: todo o lucro será destinado ao artista, que será notificado de cada venda por WhatsApp ou Direct no Instagram. o repasse de 100% do lucro (receita menos custos de produção e logística) será feito por transferência bancária. O lucro estimado é de R$ 25 por camiseta.

Interessados em participar podem entrar em contato com o Rolê Errado pelo Instagram, ou com o designer Felipe Sabatino (43 - 99680-7656), que ficará à disposição para ajudar no que for preciso. As artes já estão sendo recebidas desde segunda-feira (11). Os pedidos das camisetas, que serão postadas nos destaques do Instagram @roleerradolondrina, poderão ser feitos a partir do dia 25 de maio.

"A população vai ganhar se esse projeto ajudar os artistas a continuarem sendo artistas. Em um TED do maestro Benjamin Zander, ele diz 'sucesso não se trata de fama ou poder, é sobre quantos olhos brilhando eu tenho ao meu redor'. Arte humaniza quem cria e quem observa", finaliza Mancebo.

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais