O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus não está sendo fácil, principalmente aos amantes da arte e da história que não ficam sem um museu. Em homenegam a essas pessoas e ao Dia Internacional dos Museus, comemorado nesta segunda-feira (18), fizemos uma lista com alguns museus brasileiros que disponibilizaram seus acervos na internet para quem quiser visitá-los virtualmente. Confira:
 
Museu Histórico de Londrina
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paranaenses na Estrada (@paranaensesnaestrada) em

 
O Museu Histórico de Londrina começou a funcionar em 1970 nos porões do Colégio Hugo Simas. Foi só em 1986 que ele foi transferido para o prédio da antiga Estação Ferroviária da cidade, onde funciona até hoje. O motivo da mudança foi proporcionar um espaço mais condizente com o acervo aos visitantes.

E por falar em acervo, é possível visitá-lo e passear pelos corredores do Museu pela internet - interessante em tempos de isolamento.

O que você encontra por lá?

A exposição de longa duração do Museu Histórico conta com peças que representam a construção de Londrina, o patrimônio ferroviário da cidade, além do Galpão Rural, com seus instrumentos de trabalho como o carro de boi, a trempe de café tropeiro, máquinas para proteger as plantações das geadas, entre outros.

Para visitar o museu virtualmente, clique aqui.
 
Inhotim
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Inhotim (@inhotim) em

 
O maior museu a céu aberto do mundo é nosso: o Instituto Inhotim, que também pode ser visitado virtualmente durante o isolamento. Lá você encontra um dos maiores e mais importantes acervos da arte contemporânea brasileira.

Para visitar o museu virtualmente, clique aqui.
 
MASP
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu de Arte de São Paulo (@masp) em

 
O Museu de Arte de São Paulo é o primeiro museu moderno do país e conta com uma grande coleção de arte, principalmente da arte ocidental. 
 
Para conhecer o acervo virtualmente, clique aqui.
 
Museu do Futebol
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu do Futebol (@museudofutebol) em

 
O Museu do Futebol disponibiliza exposições virtuais que contam a história do futebol no Brasil, desde quando o esporte chegou aqui e como ele se tornou um forte traço da nossa cultura.
 
Para conferir as exposições virtuais, clique aqui.
 
Museu Imperial
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu Imperial (@museu.imperial) em

 
No Museu Imperial você encontra o principal acervo da época do império brasileiro, principalmente do período governado por Dom Pedro II. São cerca de 300 mil itens à disposição dos interessados.
 
Para visitar o museu virtualmente, clique aqui.
 
Museu da Inconfidência
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu da Inconfidência (@museudainconfidencia) em

 
No Museu da Inconfidência você consegue explorar o universo da Inconfidência Mineira, uma das principais manifestações pela independência da história do nosso país. O acervo conta com objetos e documentos do século XVIII, além de peças que representam o primeiro momento da arte brasileira sob influencia sacra e barroca.
 
Para visitar o museu virtualmente, clique aqui
 
Museu Oscar Niemeyer
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu Oscar Niemeyer (@museuoscarniemeyer) em

 
O Museu Oscar Niemeyer tem cerca de sete mil obras no acervo. As obras são, em sua maioria, ligadas ao trabalho do arquiteto que dá nome ao espaço. Na visita virtual, também é possível conhecer algumas exposições temporárias que já passaram por lá.
 
Para visitar o museu virtualmente, clique aqui
 
Museu da República
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museu da República (@museudarepublica) em

 
O Museu da República funciona no Palácio do Catete, e começou a operar em 1960, quando a capital do país foi transferida para Brasília. O espaço tem três funções principais: a preservação, a investigação e a comunicação dos testemunhos materiais e não-materiais vinculados à história da república no Brasil. É lá que está a arma e as roupas usadas pelo presidente Getúlio Vargas quando ele se suicidou.

Para visitar o museu virtualmente, clique aqui.
 
 
Pinacoteca do Estado de São Paulo
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pinacoteca de São Paulo (@pinacotecasp) em

 
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos principais museus paulistas e conta com um dos maiores acervos de arte brasileira. São mais de dez mil peças expostas por lá. Esse acervo e o próprio espaço estão disponíveis para visita virtual. Nessa visita, você tem uma verdadeira experiência imersiva no ambiente da Pinacoteca, com imagens panorâmicas e realidade virtual.

Para visitar o museu virtualmente, clique aqui.
 
Você já conhecia algum desses museus pessoalmente? Qual te interessou mais?
 
Foto de capa: Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais