A Santa Casa de Londrina confirmou o surto de coronavírus entre funcionários do hospital após denúncia do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Londrina e Região (Sinsaúde)  no início da semana. A confirmação foi feita em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (20). Segundo o anúncio, 96 funcionários estão afastados com suspeita de Covid-19; 15 testaram positivo e um deles está internado em estado grave. Ao todo, a instituição tem 1480 funcionários.

O coordenador da Comissão de Controle de Infecções para internados da Santa Casa, Valter Tedesco, que também é médico infectologista, explicou que o vírus se espalhou no hospital depois da chegada de um paciente infectado de outro município. O paciente, no entanto, não apresentava sintomas. Ele foi atendido no pronto socorro do hospital com uma fratura no ombro. A contaminação pode ter acontecido enquanto ele aguardava atendimento no mesmo ambiente em que funcionários e outros pacientes se encontravam. Segundo Tedesco, o homem só foi isolado depois de apresentar os sintomas da Covid-19.

O pronto socorro da Santa Casa foi fechado no último fim de semana e vítimas de trauma foram transferidos para o Hospital Universitário (HU) e para o Hospital Evangélico. O atendimento emergencial foi retomado depois da higienização do espaço e o controle de número de pacientes também foi adotado.

Mais de mil pacientes e funcionários do hospital devem ser testados pelo HU nos próximos dias. Serão isolados aqueles que apresentarem sintomas.

Foto de capa: Google Street View

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais