Muito se discute sobre a necessidade da cultura em tempos de pandemia. O coronavírus adiou shows, cancelou festivais, fechou museus e forçou artistas a viverem com ainda menos incentivo e mais dificuldades financeiras. O momento não é nada favorável, e artistas locais sentem ainda mais o peso da crise, principalmente pela falta de divulgação e visibilidade. Felizmente, uma iniciativa local veio para suprir essa necessidade, para concentrar a produção cultural londrinense em um só local e, acima de tudo, divulgar o que é produzido na cidade: o Tapete Voador.

Criado em 2014 por membros das bandas londrinenses Red Mess e Aminoácido, o Tapete começou com um trabalho focado no audiovisual. Os anos passaram, as necessidades culturais mudaram, e o isolamento social transformou o Tapete Voador em um selo e em uma plataforma de divulgação. "Nossa principal preocupação é dar vazão para a produção londrinense. A gente entende que tem muita coisa acontecendo no mundo e muitas vezes esse material passa batido, principalmente por não concentrarmos essa produção em um só lugar", esclarece Isabela Cunha, jornalista e uma das idealizadoras do projeto.

Ao funcionar como selo, o Tapete Voador lança e divulga trabalhos sonoros, como discos, por exemplo. Além de trabalhar com esse viés de divulgação e distribuição, Isabela explica que o grande diferencial do Tapete é a criação de conteúdos sonoros diversos: "A ideia é extrapolar o que é som, o que é banda, o que é CD, e produzir podcasts, playlists, trabalhos experimentais, etc...", conta. "Isso tem muito a ver com o momento em que estamos vivendo: estamos sempre fazendo alguma coisa e os conteúdos sonoros que consumimos nesses momentos passam a ter uma presença e um valor maior", continua.

Bandas que fazem parte do selo Tapete Voador Records

Quatro bandas londrinenses assinam com o selo:

Aminoácido

Chá de Girassol

Octópode

Sala de Estar

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Sala De Estar (@saladeestar_) on

 

Trabalhos já realizados pelo Tapete Voador Records

O trabalho lançado mais recentemente foi o disco da banda Chá de Girassol, cuja gravação e distribuição foram feitas pelo selo. Na próxima sexta-feira (10) será lançado o material da banda Sala de Estar, no qual o Tapete Voador é responsável pela distribuição. 

Entre os produtos sonoros lançados que não têm relação com discos de música estão o anti-podcast Cambalacho, de Thiago Franzim; e o Creestia, um projeto de experimentações audiovisuais de Cristiano Ramos. Os dois são músicos londrinenses.

Todo esse conteúdo musical e 100% pé-vermelho está disponível no site https://www.tapetevoadorrecords.com.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais