Cultura

Ranking britânico aponta UEL como a melhor universidade estadual do Paraná

por Mariana Paschoal 08.07.20
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a universidade estadual do Paraná mais bem classificada no ranking de reputação acadêmica da revista britânica Times Higher Education (THE) - Latin America 2020, divulgado nesta terça-feira (7) e que avaliou 166 Instituições de ensino superior de 12 países do continente. Na lista geral a UEL ainda ficou na posição de número 50, destacando-se como a 27ª brasileira e a 3ª melhor avaliada entre todas as universidades do estado. 
Em situação semelhante ao ano passado, as melhores instituições brasileiras, de acordo com o ranking, são a USP e Unicamp, que figuram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A PUC do Chile terminou na primeira colocação esse ano. O Brasil é o país mais representado, com 61 universidades na lista. O Chile vem em seguida, com 30. As paranaenses mais bem avaliadas esse ano foram a UFPR e PUC, que ficaram na posição 22 e 47, respectivamente. 
 
O Times Higher Education (THE) Latin America 2020 considerou cinco indicadores principais como ensino, pesquisa, citações de trabalhos, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final.
 
Destaque
 
Para a diretora de Avaliação e Informação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), professora Elisa Emi Tanaka Carloto, a posição da UEL pode ser considerada importante tanto no cômputo geral, como nos dados estratificados, que a colocam em posição destaque no estado, no país e na América Latina. Em relação ao ano passado, a UEL registrou queda da 39ª posição para a 50ª. A colocação geral se aproxima da classificação de 2018, que colocou a Universidade na posição de número 48.
 
De acordo com a diretora, essa queda reflete a alteração no quadro de pesquisadores mais antigos, que vem se aposentando nos últimos cinco anos. "A substituição ocorre, mas para um pesquisador atingir a maturidade leva algum tempo", explicou. Outro fator que reflete essa queda no ranking 2020 está ligado à redução nos investimentos na pesquisa brasileira registrada nos últimos anos.
 
Foto e informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais