Bem-estar

Dicas de apps que te ajudam a ficar longe do celular quando precisar descansar a cabeça

por Mariana Paschoal 14.07.20

Parece estranho querer controlar o tempo em que passamos conectados aos smartphones com os próprios smartphones, mas existem aplicativos que podem nos ajudar verdadeiramente na meta de ficar menos conectado. Com acesso fácil à internet em vários dispositivos, não é incomum perder o controle do tempo que gastamos nela, e o vício em celular pode prejudicar muito a nossa produtividade e até mesmo a nossa saúde mental - entre os principais malefícios da conectividade excessiva estão a ansiedade e o sentimento de solidão, por exemplo. 

Boas maneiras de se evitar isso é estipular horários específicos do dia para trabalhar, ver as notícias, dar uma rápida olhada nas redes sociais e fazer contato com amigos e família, mas fazer isso não é tão fácil para muita gente que pode precisar de uma ajudinha a mais na hora de respeitar esses horários. Confira os aplicativos que podem fazer isso:

DinnerMode

Dinner Mode

Disponível: iOS (gratuito)

Com o DinnerMode o usuário é desafiado a desligar o celular e aproveitar o tempo de um jantar com amigos, família, ou até sozinho. Para isso, ele bloqueia o acesso a outros aplicativos em períodos de 15 minutos, 30 minutos, ou uma hora. Para incentivar ainda mais a ficar longe do smartphone, o app conta quantas vezes você descumpriu as próprias metas e vai fazer questão de te mostrar.

Flipd

Flipd — Stay Focused, Remove Distractions – Apps no Google Play

Disponível: Android e iOS (gratuito)

O Flipd promete manter o usuário focado e remover as distrações da internet. No aplicativo é possível monitorar a sua produtividade, bloquear aplicativos e estabelecer metas de produtividade que são lembradas por notificações.

Uma das ferramentas mais interessantes do app é o "Light Lock", um cronômetro que faz a contagem regressiva dos minutos ou horas que você estabeleceu para mexer em determinados apps.

Focus Lock

Focus Lock Download para Android Grátis

Disponível: Android (gratuito)

O Focus Lock é uma ferramenta que ajuda a manter o foco e transformar seus resultados em moedas de ouro. Você poderá definir um determinado período de tempo e, se decidir desbloquear o telefone para verificar o Instagram, perderá todas as moedas que ganhou até o momento, tendo que começar o desafio do início.

Forest

Forest: um app para quem precisa de incentivo para manter o foco ...

Disponível: Android e iOS (R$ 7,90)

O Forest transforma a missão de ficar longe da internet em um jogo de pet virtual, mas ao invés de um bichinho, o usuário fica responsável por uma árvore: quanto mais tempo você ficar longe do smartphone, mais a árvore vai crescer.

Um dos grandes diferenciais do Forest é que o jogo extrapola as telas dos celulares, pois as árvores que você planta no app com o tempo que passa longe do smartphone se tornam mudas plantadas na vida real.

Moment

Moment – Less phone. More life.

Disponível: Android e iOS (gratuito)

O aplicativo Moment te mostra quanto tempo você passou com o celular ativo e quais são os apps que você mais usa. Com esses dados, ele permite que você reinvente a maneira como usa o smartphone com dicas importantes sobre o assunto.

QualityTime

App do dia: Quality Time - PSafe Blog

Disponível: Android (gratuito)

Os usuários de Android tem o "QualityTime" à disposição, que promete uma verdadeira "dieta digital". Ele permite que o usuário monitore e obtenha relatórios em tempo real sobre quanto tempo gastou no smartphone e nos aplicativos que mais usa. Algumas ferramentas permitem que o usuário controle seus hábitos como a definição das próprias restrições de tempo com notificações.

Siempo

Siempo's new app will break your smartphone addiction | TechCrunch

Disponível: Android (gratuito)

O Siempo transforma o smartphone em uma experiência digital com mais propósito. Ele promove uma distância maior entre o usuário e os aplicativos que mais o distraem com o objetivo de evitar o uso inconsciente da internet e aumentar a produtividade e o foco no dia-a-dia.

Space

SPACE - Rompa com o vício do telefone – Apps no Google Play

Disponível: Android (gratuito)

O Space ajuda a combater o vício em smartphones com um sistema de recompensa instantânea - ele cria um "Momento Zen" diante dos apps que você quer usar menos, fazendo com que você condicione o seu cérebro a usar os aplicativos apenas durante o tempo necessário.

StepLock

StepLock • Walk & Unblock Apps – Apps no Google Play

Disponível: Android (gratuito)

O StepLock atua como uma ferramenta de autocontrole que bloqueia os aplicativos de sua escolha até você caminhar uma quantidade específica de passos todos os dias.

Você conhece outros apps que funcionam como esses? E se você já usou algum, como foi a sua experiência?

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais