Cultura

Artistas londrinenses entregam manifesto à Prefeitura exigindo incentivos à cultura durante a pandemia

por Mariana Paschoal 17.07.20

O Fórum Permanente de Cultura de Londrina entregou esta semana o manifesto "A Cultura de Londrina não pode morrer" ao prefeito Marcelo Belinati exigindo que não haja cortes nos recursos da Secretaria Municipal de Cultura, que pague os projetos aprovados no ano passado (Edital 009/2019), e que publique imediatamente os editais emergenciais do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

O Fórum tem atuado e se articulado ativamente em momentos de crise nas políticas culturais de Londrina desde a década de 90, e a pandemia do coronavírus incutiu uma nova adversidade na área, principalmente com a suspensão e cancelamento de eventos culturais e a falta de incentivo durante esse período.

Segundo publicação do Fórum, muitos dos artistas londrinenses passam necessidades por causa da pandemia. "Vivemos com nosso público, subsistimos do nosso trabalho. Fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar. Sem recursos, sem trabalho e, em breve, sem condições de produzir cultura", apresenta.

Confira o manifesto:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Artistas de Rua de Londrina (@vempromarl) em

Sobre o Fórum 

O Fórum Permanente de Cultura de Londrina é um espaço autônomo de articulação e mobilização do campo da cultura em Londrina. São dois os principais objetivos: 

  • Lutar pelos direitos culturais dos trabalhadores da cultura e pela democratização do acesso aos bens culturais materiais e imateriais;
  • Defender a cultura como objeto de políticas pública, essencial para o exercício da cidadania.

Na página no Facebook a equipe esclarece que o Fórum não se contrapõe ao Conselho Municipal de Política Cultural. "Os dois são instrumentos de luta do movimento cultural e possuem dinâmicas e ritos próprios. Cada um deve ser usado de acordo com as circunstâncias, visando o bem comum do movimento cultural", apresenta o texto. Dessa forma, o Fórum Permanente de Cultura "deve ser entendido como uma grande plenária conjunta e articulada de todas as setoriais do Conselho para discutir e encontrar soluções para os problemas comuns do campo da cultura".

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais