O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) entregou nesta segunda-feira (20)  a estrutura montada para funcionar o Hospital de Retaguarda Covid-19, no prédio onde será instalada a nova maternidade do HU. São cerca de 5 mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos.

Segundo a superintendente Vivian Feijó, a princípio, entrarão em funcionamento mais 57 leitos destinados exclusivamente aos pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19, sendo 32 de UTI (adulto e pediátrica) e 25 de enfermaria, contando com os isolamentos necessários. Os novos leitos deverão impactar com a ampliação de 200% no total de leitos para tratamento do coronavírus na região.

A abertura progressiva dos leitos se dará em concomitância com a admissão dos 190 servidores classificados no PSS. “Conforme a demanda for aumentando, outros leitos serão ativados até o limite máximo de 120 leitos, conforme o projetado no Plano de Contingenciamento do enfrentamento da pandemia do HU junto ao Estado do Paraná e município de Londrina”, explica Vivian.

Isolamento

O diretor de Gestão de Saúde da Secretaria Estadual da Sapude, Vinícius Filipak, informou que o Paraná conta atualmente com 991 leitos de UTI e 1457 de enfermaria, o que corresponde a uma taxa de 0,87% de UTI adulta para cada 10 mil habitantes. O número, segundo ele, é representativo e busca fazer frente à uma taxa de 20% de mortalidade da Covid-19 no estado.  Dessa forma, para cada cinco pacientes internados, em tese haverá uma morte. "Contamos com uma estrutura consistente e organizada, mas a sociedade precisa entender a importância do isolamento", ponderou o diretor.

Com informações de assessoria de imprensa do HU/UEL e Agência UEL de Notícias

Foto da capa: Marco Antonio Corbanez

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais