Eventos

Oportunidade de renda em tempos de crise: teste seletivo para Entrevistador do Cadastro Único abre em Londrina

por Mariana Paschoal 24/07/20

 

A Prefeitura de Londrina abre inscrições neste sábado (25) para teste seletivo com vagas de Assistente de Gestão para Atividades de Entrevistador do Cadastro Único (CadÚnico). Ao todo, estão disponíveis 15 vagas, com remuneração de R$2.661,30, incluindo os benefícios, e carga horária de 40 horas semanais. Essas contratações são emergenciais, pelo período de 90 dias, e o link para inscrições estará disponível na página de Testes Seletivos do Portal da Prefeitura de Londrina, a partir das 15h de sábado (25).

O teste seletivo será apenas com avaliação de títulos, acadêmicos e profissionais. O processo tem como objetivo ampliar as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável em Londrina pela gestão do CadÚnico para programas sociais do governo federal. Até o mês de maio, o banco de dados oficial registrava em Londrina 52.318 famílias inseridas no Cadastro Único.

De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da Secreatia, Edsonia Jadma Marcelino, a pandemia do novo coronavírus, que trouxe impactos econômicos e sociais, levou a um aumento considerável na procura pelos benefícios sociais. “Tivemos uma alta demanda para inclusão e atualização do CadÚnico, então o teste seletivo visa contratar recursos humanos para atuarem como entrevistadores para o Cadastro Único. Antes, trabalhávamos com uma média mensal aproximada a 30 inserções novas, por mês. Só em junho, foram 1.098 novas inserções”, citou.

As novas contratações vão atuar nos pontos descentralizados da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo de implementar um atendimento ainda mais ágil, célere e eficiente, e reduzindo o tempo de espera entre o agendamento e atendimento. “Estamos descentralizando o atendimento, de modo a ficar mais próximo dos territórios onde as pessoas vivem e evitar deslocamentos, principalmente dos idosos, que integram o grupo de risco da Covid-19. Também estamos implementando o atendimento remoto, para o agendamento e identificação de pessoas de grupo de risco, de forma a evitar o atendimento presencial”, elencou a diretora.

Para Edsonia, a ampliação do número de entrevistadores trará ganhos para Londrina, por auxiliar a população que se encontra em situação de vulnerabilidade. “A agilidade de inserção ou atualização do Cadastro Único favorece a proteção social das pessoas, pois permite o acesso a benefícios sociais. E a proteção social é um dos objetivos primordiais do Sistema Único de Assistência Social”, finalizou.

Inscrições

Para participar do teste, é exigido o ensino médio completo, que será comprovado mediante documento oficial de habilitação, diploma ou certificado de conclusão, que deverá estar reconhecido e registrado pelo órgão competente. O período de inscrições será de 25 de julho a 2 de agosto, com uma taxa de R$ 45, que poderá ser paga até o dia 3 de agosto. O edital com as inscrições efetivadas para o processo seletivo será publicado em 4 de agosto.

Poderão ser isentos da taxa os candidatos que se enquadrem em um destes critérios: servidores públicos municipais, desempregados, inscritos no cadastro único e eleitores que tenham prestado serviço por, no mínimo, dois eventos eleitorais, consecutivos ou não. A isenção deve ser solicitada nos dias 27 e 28 de julho, mediante envio de formulário preenchido para o e-mail [email protected], indicando no campo assunto “ISENÇÃO”. Findo o prazo, no dia 29 de julho será publicado novo edital, com a relação dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos.

Reserva de vagas

Atendendo à legislação, o teste seletivo estipula a reserva de duas vagas para candidatos que se declararem, no ato da inscrição, como afro-brasileiros. E serão convocados para participarem da entrevista para confirmação da autodeclaração somente os primeiros 40 candidatos aprovados e listados em ordem decrescente da pontuação.

As informações sobre a entrevista de confirmação também serão divulgadas no Portal da Prefeitura, com previsão de realização entre os dias 22 e 23 de agosto.

Para pessoas com deficiência, a reserva equivale a 5% do total, ou seja, uma vaga. É preciso informar, no momento da inscrição, que o candidato possui deficiência, e encaminhar, para o e-mail [email protected], cópia do o laudo médico que ateste a deficiência. No campo assunto, indicar “LAUDO PCD”, e o e-mail deve ser encaminhado nos dias 25 de julho a 2 de agosto. O atestado deve conter todas as informações exigidas pelo edital, como CID, origem da deficiência, descrição detalhada das limitações, entre outros itens. O resultado da análise sobre o laudo médico, e o enquadramento da deficiência para a reserva especial de vagas, está previsto para o dia 24 de agosto.

Avaliação

Os candidatos que tiverem suas inscrições efetivadas, deverão apresentar seus títulos profissionais e acadêmicos no dia 9 agosto, das 8h às 14h, no Autódromo Internacional de Londrina. A entrega dos documentos irá ocorrer via drive-thru, com opção de acesso diferenciado para pedestres, e será obrigatório o uso de máscaras de contenção contra a Covid-19.

Os documentos comprobatórios dos títulos deverão estar armazenados em envelope padrão Ofício – A4, lacrado e identificado. Entre os títulos acadêmicos, serão consideradas as formações técnica em nível médio e de nível superior de escolaridade, ou seja, as graduações e as especializações. E para a contagem de pontos com títulos profissionais, serão consideradas apenas as experiências profissionais registradas nos últimos 10 anos, conforme critérios estabelecidos no edital.

Após avaliação dos títulos profissionais e acadêmicos, a comissão examinadora publicará o edital das notas obtidas pelos candidatos na avaliação, com a classificação prévia em lista geral, na data prevista de 19 de agosto. Haverá prazo para interposição de recursos, seguido de publicação do edital de classificação final do teste seletivo.

Foto de capa: Emerson Dias

Com informações de Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais