Bem-estar

Londrina Zero Agrotóxicos: mapa virtual mostra produtores e distribuidores livres de pesticidas da região

por Mariana Paschoal 03.08.20

O que te impede de viver uma vida livre de agrotóxicos? Os agrotóxicos são produtos utilizados para o controle de pragas na lavoura e já fazem parte da alimentação da maioria das pessoas, pela praticidade, ou por falta de conhecimento de alimentos que sejam realmente livres dos pesticidas. A aplicação de agrotóxicos nas plantações causa desequilíbrio ambiental e contaminação de quem consome o que foi "protegido" pelas substâncias químicas, algo que podemos evitar se tornarmos o nosso consumo mais sustentável e optar por produtores e distribuidores de produtos livres dessas substância. E foi para ajudar a população de Londrina  e região a encontrar esses produtores e distribuidores  que o mapa “Londrina Zero Agrotóxico” nasceu.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mutuah (@mutuah.br) em

O mapa “Londrina Zero Agrotóxico” é uma plataforma online, com visualização dinâmica e navegação de livre acesso. A iniciativa é da empresa de consultoria ambiental Mutuah, que desenvolve projetos sustentáveis promotores de benefícios ao meio ambiente e à população. Os dados no mapa são apresentados na forma de pontos georreferenciados, que representam categorias de produtores e distribuidores zero agrotóxicos de Londrina e região. Em cada ponto o usuário da ferramenta vai encontrar informações como localização, imagem, contato, produtos e preço desses produtores para que ele possa escolher onde consumir.

“A Mutuah acredita que a agricultura não-tóxica é um caminho importante para o desenvolvimento sustentável, uma vez que a prática traz inúmeros benefícios ao meio ambiente e à sociedade”, esclarece Caroline Dutra, engenheira ambiental e uma das idealizadores da empresa e do projeto. Ela explica que “o uso de agrotóxicos além de causar poluição na água e no solo, pode contaminar os organismos e os consumidores que entram em contato com essas substâncias”. Para combater essas questões, o consumidor pode optar por alimentos derivados de técnicas de plantios mais sustentáveis como a permacultura, as agroflorestas e a agricultura orgânica. “Essas técnicas permitem a recuperação de áreas degradadas, promovem a biodiversidade local e auxiliam no aumento da renda de pequenos produtores”, explica.

Além de proporcionar ao consumidor uma alternativa mais consciente na hora de comprar frutas, verduras e condimentos, o mapa Londrina Zero Agrotóxico também visa quantificar as opções não-tóxicas disponíveis em nossa região, além de identificar e qualificar as técnicas de cultivo existentes.

Clique aqui e confira o mapa.

Para mais informações sobre o trabalho da Mutuah, acesse @mutuah.br.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais