A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou na última terça-feira (25) o reajuste de 9,6299% na tarifa da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Em função da pandemia e da crise hídrica no estado, a Agepar determinou que a nova tarifa seja aplicada no dia 31 de outubro - A Sanepar já havia solicitado o reajuste para maio, mas a decisão foi suspensa devido às dificuldades econômicas causadas pela pandemia do coronavírus.

Cálculo

Uma das funções da Agepar é autorizar o reajuste tarifário, que ocorre anualmente, para correção monetária do valor da tarifa (equilíbrio econômico e financeiro), conforme as normas legais, regulamentares e contratuais, tendo como objetivo atender ao interesse público. 

O cálculo da tarifa do saneamento, que chegou ao índice de 9,6299%, é composto da seguinte forma: o índice de 6,1860% é de uma composição de indexadores que incidem na variação da cesta dos índices (IPCA, IGP-M e INPC) mais a variação de custos (energia elétrica, produtos químicos utilizados no tratamento da água, entre outros). O custo da energia elétrica e a variação cambial do dólar em 2019, que elevou muito os preços dos produtos químicos importados, influenciaram na alta deste indicador.

A Agepar ainda não informou oficialmente quais serão os valores finais, que devem ser divulgados nos próximos dias. De acordo com a Sanepar, a aplicação do reajuste acontecerá de forma proporcional em novembro, e o reajuste integral será aplicado nas contas de água e esgoto do mês de dezembro.

Com informações de Agepar

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais