Bem-estar

Setembro Lilás: instituto londrinense conscientiza população sobre o Alzheimer com atividades gratuitas

por Mariana Paschoal 01.09.20

Conteúdo patrocinado

Setembro é um mês especial, dedicado à conscientização de questões que precisam ser debatidas pelo bem da saúde mundial. Uma delas é a campanha Setembro Lilás, criada para divulgar e promover cuidados com a saúde em relação à Doença de Alzheimer. O mês foi escolhido, pois o Dia Mundial da Prevenção ao Alzheimer é no dia 21. A doença é a causa mais comum de perda de memória e acomete cerca de 60% da população mundial.

Apesar de a conscientização ser intensificada mundialmente durante o nono mês do ano, algumas iniciativas locais fazem esse trabalho diariamente. É o caso do Instituto Não me Esqueças, de Londrina. E é sobre ele que vamos falar.

O Não me Esqueças funciona como Instituto desde março de 2017, mas já existia como grupo de conscientização desde 2015. Ele nasceu para atender a demanda das pessoas que têm familiares com a Doença de Alzheimer e que se encontram sem amparo, e sem saber como tratar da questão corretamente. 

De acordo com Mariana Mateus de Oliveira, psicóloga e uma das fundadoras do Instituto, o objetivo do Não me Esqueças é conscientizar a população sobre a Doença de Alzheimer, sobre a prevenção, os fatores de risco, o que fazer depois do diagnóstico, discutir sobre o tabu da institucionalização e fomentar políticas públicas.

Para atingir esses objetivos, a equipe oferece algumas atividades: um grupo de apoio mensal a familiares que cuidam de pessoas com Alzheimer (as reuniões são feitas online durante a pandemia); e palestras mensais sobre o envelhecimento, ministradas pelo Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen) da Universidade Estadual de Londrina. Vale lembrar que todas as atividades do Instituto são gratuitas.

Programação para o Setembro Lilás

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Não Me Esqueças (@instnaomeesquecas) em

Com o tema "Vamos conversar sobre demência", o Instituto preparou também atividades especiais para o mês de conscientização Setembro Lilás. Confira: 

01/09 - 19h - Conhecendo a Doença de Alzheimer - Dr. Marcos Cabrera (Live Facebook do Instituto)

11/09 - 14h15 - Doença de Alzheimer: conhecer para cuidar - Dr. Marcos Cabrera (Via GoToMeeting: https://www.gotomeet.me/InstitutoNãoMeEsqueças/doença-de-alzheimer-conhecer-para-cuidar Código de acesso: 513-553-373)

12/09 - 10h - Grupo de Apoio a familiares que cuidam de pessoas com a Doença de Alzheimer (Via GoToMeeting: https://www.gotomeet.me/InstitutoNãoMeEsqueças/grupo-de-apoio-7 Código de acesso: 791-961-421)

15/09 - 19h - Fórum de debates: rede de atendimento e cuidado ao idoso em Londrina - o que conseguimos oferecer para os idosos - Ana Karina Anduchuka (Sec. do Idoso); Ana Carolina (Sec. Assistência Social); Dácio Villar (Conselho Municipal do Idoso ); Mara Dellaroza (Gesen); Denilson Teixeira (Unati); Elaine Mateus (Não Me Esqueças) (Via GoToMeeting: https://www.gotomeet.me/InstitutoNãoMeEsqueças/fórum-de-debates Código de acesso: 637-644-405)

17/09 - 19h30 - Alterações comportamentais na Doença de Alzheimer - Dr. Fábio Porto (Live Facebook do Instituto)

23/09 - 19h30 - Fatores de risco da Doença de Alzheimer - Dra. Lindsey Nakakogue (Live Facebook do Instituto)

26/09 - 10h - Direitos das pessoas com a Doença de Alzheimer e outras demências - Eduardo Blanco (Advogado) e Samia Mustafa (Assistente Social) (Via GoToMeeting: https://www.gotomeet.me/InstitutoNãoMeEsqueças/direitos-das-pessoas-com-a-doença-de-alzheimer Código de acesso: 160-868-349)

30/09 - 19h - Conversando sobre Institucionalização - Mariana Mateus (Psicóloga e mediadora); Ana Karina Anduchuka (Assistente Social); Monica Marcello (Psicóloga e cuidadora); Jamille Sá Santos (cuidadora); Tania Truss (cuidadora)(Via GoToMeeting: https://www.gotomeet.me/InstitutoNãoMeEsqueças/conversando-sobre-institucionalização Código de acesso: 997-664-997)

Para conhecer mais sobre o trabalho do Instituto Não me Esqueças, acesse o site, Instagram e Facebook

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais