Eventos

Londrina recebe evento mundial que aproxima população da ciência; edição será online

por Mariana Paschoal 04.09.20

O Pint of Science é um evento que leva assuntos acadêmicos à mesas de bares em todo o mundo. Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, a programação será realizada virtualmente, mas com o mesmo objetivo: desmistificar a ideia de que ciência não é para todo mundo.

Os bate-papos virtuais estão marcados para acontecer na Semana da Independência, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O Pint Brasil Online terá uma edição nacional e local, com a participação de 73 cidades de todas as cinco regiões do País. A versão nacional tem início às 20h, e contará com a participação de cientistas e divulgadores científicos renomados. O Brasil é o país com o maior número de participantes em todo o mundo: inicialmente, 183 cidades estavam confirmadas para realizar o festival presencial, que seria em maio, mas foi cancelado. No total, 11 países participam do Pint Online, em setembro.

Em Londrina, o evento ocorre pela terceira vez consecutiva, a primeira online. “Mesmo não sendo possível realizar o evento presencial, não podíamos deixar de celebrar as descobertas científicas, de aproximar a comunidade londrinense dos cientistas locais que ajudam a gerar conhecimento. Mesmo com as dificuldades, há muito o que celebrar”, disse o coordenador geral do evento, o físico Eduardo Inocente Jussiani, docente do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina.

O professor Eduardo explica que a programação da cidade está voltada à pandemia da Covid-19 e seus efeitos, tratando temas como a importância da ciência, o desenvolvimento das baterias e como elas moldam nossas rotinas e outro voltado apenas para as pandemias, discutindo como elas afetam a humanidade. “No início do
ano tínhamos finalizado uma programação muito mais extensa e diversificada. O evento iria ocorrer em seis bares da cidade, com 18 temas e mais de 40 palestrantes. Esperávamos dobrar o público de 2019, onde 750 pessoas participaram do festival em Londrina”, conta.

O evento é uma realização da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Londrina (UTFPR) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antigo IAPAR) e conta com o patrocínio da cervejaria Amadeus. 

Programação

Mais ciência, por favor

Quando: terça-feira (8), 19h às 20h
Link da transmissão: https://youtu.be/Y2ARmMvSfRc

Irinea de Lourdes Batista (Graduada em Física e Doutora em Filosofia pela USP/Université Paris VII, com pós-doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Massachusetts Institute of Technologie (MIT). Atualmente é professora no Departamento de Física da UEL e atua no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.)

Eduardo José de Almeida Araújo (Gente boa e muito curioso desde criança. Neurocientista. Professor de cursos da área biológica e da saúde na UEL. Biólogo, doutor em Biologia Celular pela UEM com pós-doutorado em Neurociências na Inglaterra. Diretor de Pesquisa da UEL.)

Eu, robô! Como a evolução das baterias moldaram nossas rotinas

Quando: quarta-feira (9), 19h às 20h
Link da transmissão: https://youtu.be/2HhJmLcVChQ

Alexandre Urbano (Graduado em Física e Doutor pela UNICAMP. Professor do departamento de Física/UEL onde é o atual chefe. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e é atuante na prospecção e consolidação na interação entre Universidade e Empresa. É orientador de mestrado e doutorado no programa de Física da UEL.)

Hernando Borges Neves Filho (Professor do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL. Graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou doutorado-sanduíche na The University of Auckland (Nova Zelândia). É coordenador geral do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Inovação, Cognição e Comportamento (CRIACOM))

A culpa foi do morcego? Como as pandemias afetam a humanidade

Quando: quinta-feira (10)
Link da transmissão: https://youtu.be/WFQlWTngaQU

Juliane Ribeiro (Graduada em Medicina Veterinária pela UEM, com mestrado e doutorado em Ciência Animal pela UEL. Atualmente é professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Universidade Estadual de Londrina)

Mathias Roberto Loch (Graduado em Educação Física, é Doutor em Saúde Coletiva pela UEL, tendo realizado estágio de doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad Autónoma de Madrid. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e da Associação Brasileira de ensino da Educação Física para a Saúde (Abenefs). Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UEL e é membro da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).)

Sonia Regina Vargas Mansano (Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Atua como docente no Programa de Pós-graduação em Administração e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UEL. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.)

Para conferir como foi a edição do ano passado do Pint of Science, clique aqui

Vai lá:
Pint Online - programação nacional e programação local em 73 cidades de todas as cinco regiões do Brasil
Quando: 8, 9 e 10 de setembro. A programação em Londrina começa às 19h. A nacional será das 20h às 21h30
Programação: https://pintofscience.com.br/events/londrina
Onde: Canal do Pint of Science Brasil no Youtube (http://bit.ly/pintbr2020)

Com informações de Pint of Science

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais