Projetos Sociais

Pantanal tem mais de 15% do território devastado por incêndios; saiba como ajudar sem sair de Londrina

por Mariana Paschoal 15.09.20

O Pantanal é um dos principais biomas do Brasil e é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Infelizmente, só em 2020, o bioma teve 15% do território devastado por incêndios. Isso equivale a mais de 2,3 milhões de hectares, ou 15 cidades de São Paulo.

Essa é a pior seca vivida pelo Pantanal desde 1973, segundo o SOS Pantanal. Outro fato agravante é que mais de 90% dos incêndios são causados pelo ser humano, acidentalmente ou de maneira criminosa.

O que muita gente não percebe é que essas queimadas não prejudicam apenas o Pantanal. Prejudicam o país inteiro. É possível fazer a nossa parte e ajudar a combater os incêndios e, consequentemente, ajudar a proteger a fauna, a flora e a população que ali vivem. Confira algumas ONGs e institutos que estão recebendo doações para isso:

Pantanal Relief Fund

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pantanal Relief Fund (@pantanal_relief_fund) em

O Pantanal Relief Fund é um fundo direto de emergência para o Pantanal que está arrecadando doações para salvar o bioma dos incêndios que devastam a região.

Como doar: clique aqui e faça sua doação

Fundação Ecotrópica

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fundação Ecotrópica (@ecotropica) em

A Fundação Ecotrópica é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para a conservação dos recursos naturais e a manutenção da qualidade de vida nos ecossistema tropicais. 

Para aliviar a situação do Pantanal, que sofre com a estiagem e o alto índice de queimadas, a Fundação busca recursos para implementar um projeto a curto prazo, de instalação de baldes de água enterrados com ilhas de alimentos na transpantaneira. O objetivo é ajudar os animais que têm sofrido com a falta de água e com o fogo.

Como doar: Vakinha Online, PagSeguro

Acaia Pantanal

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Acaia Pantanal (@acaiapantanal) em

O Acaia Pantanal tem como objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano e social do Pantanal por meio de ações educativas integradas à preservação do bioma. 

Para combater o fogo no Pantanal, o Instituto está arrecadando doações de qualquer valor.

Como doar: para doar é só depositar qualquer valor na conta do Instituto Acaia.

Razão social: Instituto Acaia
CNPJ: 04.449.826/0002-74
Banco: Itaú (341)
Agência: 0300
Conta corrente: 43.367-9

Após a doação, enviar comprovante para [email protected]

Instituto Homem Pantaneiro

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Homem Pantaneiro (@ihp_pantanal_) em

Fundado em 2002, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização  sem fins lucrativos que atua na preservação do bioma Pantanal e da cultura local. 

O IHP está recebendo doações para a missão de preservar o Pantanal, principalmente no momento em que o bioma está sofrendo as consequências das queimadas.

Como doar: entre em contato pelo [email protected], ou faça doações na conta do Instituto:

Razão social: Instituto Homem Pantaneiros
CNPJ: 16.575.853/0001-91
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0014-0
Conta corrente: 50820-9

SOS Pantanal

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SOS Pantanal (@sospantanal) em

O SOS Pantanal é um instituto sem fins lucrativos que trabalha em defesa do bioma Pantanal e na divulgação da natureza e cultura pantaneira.

O Instituto está recebendo doações de qualquer quantia para ajudar o bioma que está em chamas. Todas as doações serão destinadas a instituições que atuam diretamente no combate aos incêndios que ocorrem por lá.

Como doar: clique aqui e faça sua doação

Instituto Arara Azul

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Arara Azul (@institutoararaazuloficial) em

O Instituto Arara Azul desenvolve projetos de pesquisa, educação e conservação ambiental e está recebendo doações para conservar as araras no Pantanal.

Como doar: clique aqui e faça sua doação

Ampara Silvestre

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AMPARA Silvestre (@amparasilvestre) em

Na tentativa de minimizar o sofrimento dos animais resgatados por grupos que atuam no Pantanal, uma força tarefa coordenada pelo Comitê do Fogo (órgão colegiado que reúne diversas instituições de governo, terceiro setor e iniciativa privada) construiu um Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres – PAEAS Pantanal. A Ampara Silvestre está arrecadando doações para garantir os custos de medicação, equipamentos de resgate e uso veterinário, veículos para resgate, alimentação dos animais em reabilitação e muito mais.

Como doar: clique aqui e faça sua doação

NEX No Extinction

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

São 20 anos de trabalho no Nex tentando preservar a espécie! Hoje, abrigamos e cuidamos de 24 onças que não puderam retornar ao seu habitat pelas sequelas e traumas que lhes foram causados! Agora, mais do que nunca, não podemos parar! Continuem nos ajudando! Compartilhem, convidem os amigos para seguir nossa página e conhecer o nosso trabalho, divulguem ao máximo essa causa! A luta é de somos nós! Somos parte da Natureza! Juntos, somos mais fortes! 🙏🏻💚🐾 Nossa campanha está na Bio!!! @cristinagianni @silvanogianni @raulcoimbra.oficial @brasiliaeobicho @marina.mottadecarvalho @thiagoluczinski @pollypet_vet @celulastroncobiocell @raffa_ribeirro @nexrogerio @danda_gianni @catarinatokatjian.photo @fa_biosoares @volunteervac @liaferez @ricardo_barretto @bella_gontijos @stellafbarretto imagem @reuters

Uma publicação compartilhada por NEX No Extinction (@nex_noextinction) em

O NEX No Extinction é o Instituto de Preservação de Felídeos do Brasil e também está com uma vaquinha aberta para ajudar as onças vítimas dos incêndios no Pantanal.

Como doar: clique aqui e faça sua doação

Foto de capa: Pantanal Relief Fund

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais