Apesar de a primavera ter começado oficialmente às 10h31 desta terça-feira (22), os sinais da estação mais florida do ano já podem ser observados há algum tempo em Londrina. Quem ainda não reparou nos ipês floridos e nas novas cores da cidade nas últimas semanas? Difícil não ter reparado, não é? E apesar de o último dia de inverno ter sido chuvoso, a previsão para os primeiros da primavera é de sol.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por londrinando.com (@sitelondrinando) em

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a terça-feira será de sol entre nuvens e temperaturas amenas, com máxima de 23ºC e mínima de 13ºC. As nuvens se dispersam durante a semana e as temperaturas, consequentemente, aumentam. Na quarta (23), a máxima já será de 27ºC. A temperatura mais alta dos próximos dias deve ser registrada no dia 30. De acordo com o Simepar, a máxima do último dia de setembro chega a 37ºC.

Primavera no Paraná

O primeiro dia da estação será ensolarado em quase todo o estado, como aponta o Simepar. O tempo fica nublado apenas em Curitiba e região metropolitana, no norte pioneiro, nos campos gerais e no sudeste. Há previsão de chuva no litoral. As temperaturas devem variar entre 4 ºC em Rio Negro e 29 ºC em Umuarama, Guaíra e Foz do Iguaçu.

Segundo o coordenador de Operação do Simepar, meteorologista Marco Jusevicius, o fenômeno La Niña será o principal drive climático na primavera do Hemisfério Sul, com intensidade variando de fraca a moderada. Ela provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, alterando os padrões climáticos.

No início da estação, as temperaturas apresentam maior amplitude térmica – a diferença entre os valores mínimos e máximos diários –, a qual tende a diminuir com a aproximação do verão. A temperatura média do ar deve manter-se próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Estão previstas grandes variações em períodos curtos, causadas pelo rápido deslocamento de frentes frias e tempestades intensas, características da estação no Estado.

São esperados períodos prolongados sem chuva semelhantes aos ocorridos no outono e no inverno deste ano. “As chuvas devem aumentar progressivamente, mas os volumes ficarão próximos ou abaixo da normal climatológica, com distribuição espacial muito irregular”, afirma o meteorologista.

Os eventos meteorológicos severos, como fortes rajadas de ventos, granizo e muitos raios, só podem ser detectados em curto prazo. Para receberem alertas por SMS, os interessados podem cadastrar-se na Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem para o número 40199 com o número do seu CEP (Código de Endereçamento Postal).

Com informações de Agência Estadual de Notícias
Foto de capa: @alfradiqueluuud

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais