Bem-estar

Setembro Amarelo: psicóloga londrinense explica a importância e o papel da terapia na saúde mental

por Mariana Paschoal 24.09.20

Apesar de a discussão sobre a saúde mental ter aumentado nos últimos tempos, impulsionada principalmente pelas redes sociais, no Brasil, são poucas as pessoas que procuram tratamentos psicológicos para cuidar dela. Uma pesquisa feita pela empresa Market Analysis com 906 adultos em 2019 mostrou que apenas 2% deles faziam algum tipo de terapia. 

A psicóloga Renata Maciel acredita que esse número tão baixo se deve a alguns fatores, principalmente à questão cultural de que nascemos e crescemos para suportar tudo sozinhos, e à ideia de que psicoterapia é coisa de gente louca, doente e fraca. “A sanidade e a loucura estão em cada um, em proporções diferentes. E o que nos deve levar a buscar ajuda é quando a nossa vida fica tão estreita que a gente não sabe mais como viver”, afirma a profissional. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Psicóloga Renata Maciel (@renatamaciel.psicologa) em

Para ela, a terapia é um atendimento que oferece um espaço de escuta qualificada, em que o paciente possa entrar em contato com quem ele é. “Diante do sofrimento, a gente precisa de um espaço em que a gente possa se ouvir, se reconhecer, e se abrir para mudanças”, complementa Renata, que explica que a psicoterapia pode oferecer tudo isso, e é por isso que a compreensão de que isso deve ser feito por um profissional com competência técnica para o atendimento é tão importante.

Apesar de se recomendar a terapia para pessoas em sofrimento, Renata lembra que ela é para todos, em sofrimento intenso, ou não. “A terapia é para pessoas. Porque as pessoas sofrem, vivem conflitos. A terapia para todos que desejam olhar para si e compreender os seus porquês e seus para quês”.

Abordagens

Se você chegou até aqui e está pensando em agendar uma sessão de análise para cuidar da sua saúde mental, precisa entender que a psicoterapia trabalha com diferentes abordagens. Perguntamos à Renata quais são as principais, e ela resumiu: “dentro da psicologia temos várias abordagens, que têm muito a ver com a identificação do paciente, com o que ele sente, e com o que se identifica”. Confira as duas mais procuradas:

Comportamental

A abordagem comportamental entende o ser humano a partir de seus comportamentos. Nela, o psicólogo pensa e trabalha em estratégias que auxiliam o paciente em direção a uma mudança dos comportamentos que fazem sofrer, já que ela entende que os comportamentos são construídos e reforçados durante a vida.

Psicanálise

A psicanálise entende as pessoas como seres que têm inconsciente. “Se Descartes dizia ‘penso, logo existe’, a psicanálise vai dizer ‘existo onde não penso’”, explica Renata. Ou seja, “existo no inconsciente”.

De acordo com a psicóloga, muitas coisas que nós fazemos não estão no campo da consciência. Isso faz com que a gente repita situações. Dessa maneira, a psicanálise torna o que é inconsciente, consciente.

Renata faz atendimentos voltados à abordagem da psicanálise. Para conhecer melhor o trabalho dela, acesse @renatamaciel.psicologa

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Psicóloga Renata Maciel (@renatamaciel.psicologa) em

O sofrimento faz com que a pessoa não consiga trabalhar, ter um relacionamento, sair de casa... "ao buscar a terapia, você evita pagar um preço tão alto para coisas que não precisam valer tanto", finaliza Renata. Vamos cuidar melhor da nossa cabeça a partir de hoje?

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais