Cultura

Microinfluência: @laviniaarocha e o empreendedorismo feminino da vida real

por Mariana Paschoal 14.10.20

Continuando a saga sobre microinfluência aqui no londrinando.com (clique aqui para conferir a primeira entrevista), hoje é dia de conhecer o trabalho da Lavínia Rocha, que se descreve na bio do perfil no Instagram como uma influenciadora do bem e mentora que ajuda mulheres a crescerem na rede social.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lavínia Rocha (@laviniaarocha) em

“O caminho da influência me encontrou, não o contrário”, conta Lavínia. E diferente da maioria dos influencers, que começa já criando conteúdo no Instagram, Lavínia iniciou sua trajetória nesse trabalho no Facebook, em 2012, quando criou um grupo de compra e venda por lá. Foi naquele grupo que ela percebeu que era uma pessoa com autoridade e credibilidade, por ser a administradora. “As pessoas vinham falar comigo e confiavam no que eu falava. Percebi que tudo o que eu recomendava no grupo, as pessoas compravam, justamente porque eu recomendava, e comecei a me entender como influenciadora”, relembra.

Foi só em 2018 que Lavínia começou a criar conteúdo no Instagram, e um conteúdo um pouco diferente do que estava acostumada no Facebook. Atualmente, o nicho principal atendido pela influencer são mulheres. “Eu crio conteúdo voltado para o empreendedorismo. Sou mentora de mulheres empreendedoras, ou que querem começar a empreender”, explica. Tendo conhecimento da influência que exercia, Lavínia aproveitou para também fazer o bem e criou o projeto "Ajuda da Sereia", relacionado ao seu nicho. No projeto, a influencer arrecada doações de empresas e pessoas para ajudar mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social. 

Processo criativo

Para criar o conteúdo que posta, Lavínia segue uma rotina: “em um primeiro momento, anoto tudo em um caderno. Gosto de escrever ideias, formatos… Depois utilizo uma ferramenta online para organização do cronograma, faço os textos no Google Docs e as artes no Canva, ou Photoshop, caso necessário”, explica.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lavínia Rocha (@laviniaarocha) em

Segundo Lavínia, domingo e segunda-feira são os dias em que ela consegue ser mais criativa, por serem dias mais tranquilos para ela. Por isso, ela concentra esse processo nessas datas para aproveitar todo o potencial criativo que tem.

Inspiração

“Minha maior inspiração é conseguir ajudar e motivar mulheres. Isso faz com que meu trabalho tenha um propósito, um sentido, faz com que eu queira continuar gerando conteúdo”, declara Lavínia. A realidade também é algo que a inspira: ela sempre tenta mostrá-la em suas publicações. “Não gosto de romantizar o empreendedorismo e transformá-lo em um conto de fadas. Gosto de ser sincera com meus seguidores mostrando todos os perrengues, porque isso gera identificação”, continua. De acordo com a influencer, é possível, com muita calma e paciência, alcançar os sonhos e empreender no Brasil.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lavínia Rocha (@laviniaarocha) em

Desafios

A maior dificuldade de um influencer, na opinião da Lavínia, é criar conteúdo e fazer contato com as pessoas em momentos em que não se sente bem. “Criar conteúdo na internet é um trabalho, e precisamos atender os clientes com um sorriso no rosto, mesmo quando não nos sentimos assim”.

Mas mesmo com esse desafio na frente, a influência digital é um trabalho recompensador e importante. Para Lavínia, o principal motivo para isso é o poder que os microinfluencers têm de atingir um pequeno número de pessoas com conteúdo relevante, que transforma a vida e motiva os seguidores. “Para mim, isso é mais importante do que atingir milhões de pessoas com um conteúdo vazio”, afirma.

Para saber mais sobre microinfluência e influência digital, acesse: @microinfluencia.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais