Exames de DNA passarão a ser feitos de maneira gratuita pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) a partir do ano que vem. Um termo de cooperação, assinado na última quarta-feira (4), garante recursos para que os exames sejam realizados pelo Laboratório de Análise de Polimorfismo e DNA da instituição, desde que sejam por demanda judiciária, a pedido do Ministério Público ou do Tribunal de Justiça do Paraná. Os testes gratuitos serão destinados a crianças e adolescentes beneficiários da Justiça gratuita ou da assistência judiciária.

A estimativa é que o laboratório realize cerca de mil exames por ano, que é o número de pedidos represados na Justiça atualmente. Ao todo, R$ 1,1 milhão serão repassados anualmente por, pelo menos, quatro anos. O recurso é para a aquisição dos insumos utilizados no processamento dos testes de DNA para crianças e adolescentes.

A coleta dos materiais genéticos será feita pela Polícia Científica, alcançando assim todos os 399 municípios do Estado. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, lembra que desde 2009 a UEL conta com laboratório especializado na realização de exames de paternidade – Laboratório de Análise de Polimorfismo e DNA – aguardando recursos para reforçar essa prestação de serviço. 

Sobre o Laboratório

Segundo a professora Karen Brajão de Oliveira, do Departamento de Ciências Patológicas, o Laboratório existe há cerca de uma década e vem se dedicando sobretudo à pesquisa. Ela integra a equipe de pesquisadores e professores que atuam no Laboratório e se mostra entusiasmada com a assinatura do termo de cooperação e com as possibilidades que ele abre, enfatizando a importância do convênio, marcada pelo número de instituições importantes envolvidas. Além disso, trata-se de um serviço importante que a Universidade pode prestar em auxílio à Justiça e à população. Karen explica que serão necessários ainda alguns ajustes, como a definição de um plano de trabalho dentro dos parâmetros do termo. Quanto à eficácia do exame, ela já está mais do que demonstrada.

Outras 11 instituições públicas do estado também foram contempladas com o termo de cooperação.

Com informações de Agência UEL

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais