Eventos

Eleições municipais e coronavírus: confira as medidas de segurança para o dia da votação

por Mariana Paschoal 06.11.20

Eleitores de todo o Brasil vão às urnas no próximo dia 15 para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e uma das principais dúvidas em relação às eleições municipais de 2020 é sobre os cuidados que precisam ser tomados no dia da votação por causa da pandemia do coronavírus. Para isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um protocolo com várias medidas que devem ser respeitas nos locais de votação para garantir a saúde e a segurança de todos os eleitores.

Medidas de segurança no dia da eleição

Os eleitores só poderão entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar à seção eleitoral. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara. 

As mãos deverão ser higienizadas com álcool gel antes e depois de votar. O produto será disponibilizado nos locais de votação. O TSE recomenda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação. 

A distância de um metro entre as demais pessoas que estivem na sala também deverá ser mantida. Serão feitas marcações no chão com adesivos para indicar o distanciamento correto. O processo de identificação por biometria não será usado nas eleições deste ano para evitar a contaminação. 

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores que estiverem com sintomas de Covid-19 não compareçam ao local de votação. A justificativa de falta não será feita presencialmente para evitar aglomerações. Pelo aplicativo e-Título, que pode ser usado em qualquer smartphone, será possível fazer a justificativa sem sair de casa. 

Horário de votação

Outra medida para evitar aglomeração no dia da eleição foi a ampliação do horário em uma hora: as seções ficarão abertas das 7h às 17h. Das 7h às 10h, o horário é preferencial para pessoas com mais de 60 anos.

Passo a passo no dia da votação

No protocolo feito pelo TSE também há um passo a passo sobre a movimentação que deve ser feita pelo eleitor dentro da seção de votação. Confira:

1 - O eleitor entrará na seção eleitoral e deverá se posicionar na frente do mesário, seguindo o distanciamento de um metro, conforme marcação no chão;

2 - Sem contato com o mesário, o eleitor vai erguer o braço e mostrar seu documento oficial com foto;

3 - O mesário vai ler o nome do eleitor em voz alta e pedir que ele confirme se a identificação está correta;

4 - O eleitor deve guardar seu documento;

5 - O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel que será disponibilizado; 

6 - Em seguida, deverá assinar o caderno de votação com sua própria caneta.

7 - Neste momento, o eleitor receberá seu comprovante de votação;

8 - O eleitor será autorizado pelo mesário para ir até a cabine de votação;

9 - O eleitor deverá digitar o número de seus candidatos na urna eletrônica e apertar a tecla confirma após cada voto para encerrar a votação. 

10 - O eleitor deverá higienizar as mãos novamente com álcool em gel e deverá se retirar da seção eleitoral. 

Esse fluxo será orientado pelos mesários.

Com informações e foto de Agência Brasil

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais