Tem algum londrinense nostálgico por aqui? Se sim, se prepare! Essa lista é para relembrar alguns lugares da cidade que não existem mais, mas que certamente marcarão gerações. Você se lembra deles?

Terminal Urbano no Bosque

Quem aqui sabia que o terminal urbano de Londrina já funcionou no meio do bosque? À época, nas décadas de 50 a 70, as linhas se encerravam às 23h e apenas uma delas saía à meia noite do terminal: a Aeroporto-Cacique. Dá para imaginar como era andar de ônibus em Londrina há mais de 50 anos?

Foto: Massumi Tokairin e/ou Tetsuya Tokairin, 1972

Cine Vila Rica

O Cine Vila Rica foi inaugurado em 1968 e foi ponto de encontro dos amantes do cinema e de quem gostava de se divertir por décadas. Foi o primeiro cinema da cidade a ter um projetor 70mm, raro para a época, e era considerado uma das salas de projeção de melhor qualidade do município.

O Vila Rica recebeu grande produções do cinema, como Grease, Dirty Dancing e Flashdance, este último em cartaz na foto. As filas, como a registrada na imagem, não eram raras.

Foto: Acervo Cine Vila Rica

Quiosques no Calçadão

Os quiosques voltaram recentemente ao Calçadão, depois de serem proibidos por anos. Mas já teve uma época em que a rua comercial mais famosa da cidade era repleta deles e sempre com muito movimento. O da foto é o Grill Lanches, registrado em 1980 por Wilson Gonçalves.

Qual era o seu quiosque preferido?

Coreto do Calçadão

Quem é da época do coreto no Calçadão? Ele ficava entre as ruas Hugo Cabral e Pernambuco. O coreto foi ponto de encontro e de eventos entre 1991 e 2005, quando foi demolido para dar lugar à fonte que atualmente está instalada no mesmo local.

Foto: Londrina e Norte do PR: Memórias e Fotos Atuais (Facebook)

Camelódromo da Avenida Leste-Oeste

Quem não conheceu o antigo camelódromo e vê o atual nem imagina que as lojas já ficaram concentradas em várias lonas ali na Avenida Leste-Oeste, em frente ao terminal urbano. Quem já frequentou o espaço, quais são as memórias das compras que vocês têm?

Parquinho no Bosque Marechal Cândido Rondon

Esse registro, de 1970, mostra um pouco como era o parquinho infantil localizado no bosque, que era ponto de encontro das famílias de toda a cidade. Alguém aqui já brincou por lá?

Viveiro do bosque

O bosque de Londrina também já teve um viveiro de animais, instalado na década de 50. Algum leitor chegou a conhecê-lo? A foto é da década de 1970.

Coberturas no Calçadão

O Calçadão e as praças Marechal Cândido Rondon e Marechal Floriano Peixoto passaram por uma reforma completa na década de 70 e umas das novas instalações foram essas coberturas para proteger quem passeava por lá. Quem se lembra delas?

Mesbla

A Mesbla foi uma grande e importante loja de departamento de Londrina. Lá tinha de tudo, desde roupas e calçados até itens de decoração e discos de música. A loja foi inaugurada em 1981 e funcionou na Praça Gabriel Martins até 1998.

Foto: LONDRINA EM FOTOS

Casa dos sete anões

O casarão que ficava localizado na esquina entre a Rua Tupi e a Avenida Higienópolis chamou a atenção de muitos londrinenses por anos. Além do seu imponente visual, as estátuas dos sete anões no quintal era um grande diferencial.

A residência foi construída em 1945 e foi habitada pela família Roerigh. A casa foi demolida em 2007, sete anos depois que a matriarca da família morreu. A demolição foi motivada pela falta de recursos para manter o casarão.

Fonte: Londrina Histórica

Quais são os outros lugares de Londrina que não existem mais e que você tem saudade? Conta pra gente!

Fontes: Londrina de Antigamente (quando não citadas)
Foto de capa: Carlos Ribeiro

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais