Lugares

Antes e depois: confira como eram 10 lugares famosos de Londrina antigamente

por Mariana Paschoal 13.11.20

Apesar de jovem, Londrina já tem muita história para contar. E em mais de 80 anos desde que foi fundado, o município certamente cresceu e se transformou muito. É possível acompanhar algumas dessas mudanças ao compararmos pontos famosos da cidade nos dias de hoje a como eram há décadas atrás. Escolhemos alguns desses pontos para fazer essa comparação e viajar no tempo. Confira:

Calçadão (1958/atualmente)

Tá vendo esse barro todo na foto da esquerda? Essa era a Avenida Paraná em 1938, mais especificamente entre as ruas João Cândido e Pernambuco. Já imaginou o nosso Calçadão assim?

Fotos: Londrina de Antigamente/@londrinaeseusceusmaravilhosos

Aeroporto (1977/atualmente)

O Aeroporto Governador José Richa foi inaugurado em Londrina em 1956 e dois anos depois foi considerado o terceiro aeródromo mais movimentado do país, perdendo só para o Congonhas (SP) e o Santos Dumont (RJ). Incrível, né? Na foto, vemos o aeroporto em 1977 e nos dias atuais.

Fotos: Arthur Persilva (Londrina de Antigamente)/Prefeitura de Londrina

Bosque Central (1971/atualmente)

Para muitos é difícil imaginar, mas muita coisa diferente já funcionou no meio do Bosque Central de Londrina. O terminal urbano de ônibus, por exemplo, foi lá. A foto à esquerda é do terminal em 1971 e à direita está o bosque como é hoje.

Fotos: Carlos Ribeiro/Vivian Honorato (Prefeitura deLondrina)

Avenida Leste-Oeste (década de 80/atualmente)

Quem aqui lembra de Londrina antes da Avenida Leste-Oeste? A via foi pavimentada em 1985, onde antes passava a linha de trem que desembarca na estação ferroviária da cidade (Museu Histórico de Londrina). 

Nas fotos, a Leste-Oeste sendo construída e, ao lado, as flores da primavera de 2020 por lá.

Fotos: Londrina de Antigamente/@regisalvespersonal

Lago Igapó (1958/atualmente)

Fica difícil imaginar que Londrina já foi como na foto à esquerda, de 1958, por quem passa pela Avenida Higienópolis ou passeia no Lago Igapó nos dias de hoje. A cidade mudou um pouquinho, não?

Fotos: Iate Clube de Londrina/@wilsonvieirafotografo

Catedral de Londrina (década de 60/atualmente)

A Igreja Matriz de Londrina na década de 1960 era assim! Um pouco diferente da de hoje, não é? A igreja da primeira foto é, na verdade, a segunda matriz de Londrina. A pedra fundamental dela foi lançada em 1938, mas as construções só foram terminar no fim da década de 1940. O prédio começou a ser totalmente demolido em 1968, para dar lugar ao moderno prédio que temos hoje.

Fotos: Londrina de Antigamente/@camilo_mondragon

Estádio do Café (década de 70/atualmente)

O Estádio do Café, casa do nosso querido Londrina Esporte Clube, foi inaugurado em 1976 com uma partida do LEC contra o Flamengo de Zico. Na primeira foto, o local sendo construído na década de 70. Na segunda, o estádio como está hoje.

Fotos: Foto Galante/@londrina_bortolin

Santa Casa de Londrina (década de 40/atualmente)

A Santa Casa de Londrina foi inaugurada em 1936 como a Sociedade Beneficente Santa Casa de Londrina. Ela foi o primeiro grande hospital da cidade e nasceu praticamente junto com o município. As principais características do prédio original permanecem até os dias de hoje, como se pode ver nas fotos.

Fotos: Londrina de Antigamente/@carol.romanini

Concha Acústica de Londrina (década de 50/atualmente

A Concha Acústica é palco de apresentações culturais, artísticas e esportivas desde 1957, quando foi inaugurada. Nas fotos podemos ver como era o local na época de sua construção e como é agora. Certamente um pedacinho da cidade muito importante para a nossa história.

Fotos: Londrina de Antigamente/

Catuaí Shopping (1989/atualmente)

O Catuaí foi o primeiro grande shopping da cidade (Londrina já tinha o Com-Tour), inaugurado em 1990 em uma região que, à época, não tinha muita coisa. Alguém aqui lembra? Hoje em dia a região cresceu muito, e esse crescimento certamente foi impulsionado  pelo empreendimento. Na foto à esquerda é possível ver o Catuaí sendo construído, em 1989.

Fotos: Londrina de Antigamente/@guiaugustomoraes

Você chegou a conhecer algum desses lugares antigamente? E quais outros locais de Londrina você queria ver como eram?

Foto de capa: Avenida Higienópolis e Lago Igapó (Londrina de Antigamente)

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais