Eu nunca fui uma pessoa ligada ao corpo. Sou muito mais mental. Então olhar com carinho pra essa estrutura complexa de carne e osso é algo que por muito tempo foi bem distante...  

Desde criança, faço exercício físico de uma forma muito desatenta: natação, ballet, ginástica olímpica e uma coleção de coisas que eu nunca levei pra frente e sempre encarei com o mínimo possível de dedicação. Não demorou muito pra essa total desatenção cobrar o seu preço: dores desagradáveis em vários lugares, problemas posturais e falta de alongamento.

Hoje, aos 30 anos, neste ano do cão, fiquei pensando no quanto o Yoga salvou o meu 2020 e tem me salvado já há algum tempo... Foi por meio das práticas que eu entendi que é este corpo aqui que vai me levar a todos os lugares que quero ir. Não tem outro! Não dá pra trocar! É com ele que vou até o fim. Pode parecer óbvio, mas essa consciência girou uma chavinha de como eu lido comigo mesma e passei a cuidar do meu corpo com muito mais carinho. Eu quero estar bem para andar por aí, conhecer muitos lugares e conseguir viver mais e melhor!

Eu gosto de Yoga. Já passei por alguns estúdios de Londrina e frequentava sempre que dava o Yoga no Parque, iniciativa de aulas em espaços públicos da cidade a preços simbólicos, que no momento está pausada por conta da pandemia. Pouco depois do início da quarentena, comecei a fazer uma prática semanal online de Kundalini Yoga com a professora Ítala, ou Sita Anandpal Kaur, com quem conversei para esta coluna.

Ítala encontrou o Yoga há 10 anos, quando procurava por uma atividade física: “Eu já tinha passado por academia e não conseguia nada que me fizesse ter um contato saudável com o meu corpo”, conta ela. Com o tempo, o Yoga foi ocupando um lugar fundamental, principalmente nos momentos mais desafiadores e de maior ansiedade, e Ítala passou a se interessar também pela filosofia do Yoga. Daí para se tornar professora de Kundalini Yoga, anos se passaram. Um curso de formação em Kundalini, em 2019, a fez se encantar não só por esse tipo de Yoga, mas também por ensinar: “É uma prática maravilhosa e também tenho me encantado com o ensinar, passar isso para outras pessoas... Eu não sei de tudo. Mas estou sempre compartilhando o que sei enquanto aprendo, aberta, trocando. Estar nesse caminho, nessa busca por expansão, não é só relaxamento, amor e luz. É também sobre encarar nossas sombras, nosso ego, desafiar nossos limites (físicos, mentais, emocionais), mexer nas feridas... Em troca, ganhamos poder sobre nosso próprio ser, uma busca eterna pra sermos nossa melhor versão”.

Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga é uma prática milenar indiana e teve sua origem há aproximadamente 5 mil anos: “Entre os tipos de Yoga mais tradicionais, como o Hatha Yoga, cada um tem um foco específico. No caso do Hatha, o foco é a postura. Já o Kundalini utiliza as posturas físicas, mas trabalha também com exercícios de respiração (tanto em um momento específico como junto com as posturas, para potencializar os efeitos), além da posição das mãos, das travas [ou contrações] aplicadas no corpo para direcionar melhor a energia e te colocar mais adequadamente nas posturas, e também dos mantras e da meditação”, explica Ítala.

Ítala destaca que, ao contrário do que muita gente pensa, o Kundalini Yoga é para todos, até mesmo pessoas com baixa mobilidade. “Numa aula de Kundalini Yoga, se você consegue sentar, ajustar o ritmo da sua respiração, fazer o som dos mantras, rapidamente você consegue tornar sua mente focada e equilibrada, alcançando um equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual por meio dessa tecnologia da respiração, que movimenta a energia vital”, explica ela.

Como o Kundalini trabalha de muitas maneiras, uma aula por semana já é o suficiente e durante um curto período de tempo já se consegue perceber muitos benefícios, tanto fisicamente quanto emocional e espiritualmente. “É sobre despertar a sua alma”, reforça Ítala, “mas também fortalecer o corpo, o sistema nervoso, o sistema glandular, trazendo limpeza mental e desenvolvendo a intuição... e isso vai acontecendo enquanto essa energia Kundalini é estimulada. A ideia é que ela flua pelos nossos chakras [centros de força e energia] despertando o nosso maior potencial humano e espiritual”.

Chakras, energia vital, despertar... eu sei, eu sei. Às vezes esse papo parece muito abstrato ou distante da nossa vida corrida de todo dia. Mas será que não é exatamente na contramão dessa agitação que pode existir uma saída possível?

Ítala reforça que há algo da Kundalini Yoga que é difícil de explicar porque envolve muito da experiência... e eu não poderia concordar mais. A prática é única, desafiadora em lugares que você não imagina, fácil em pontos que parecem muito difíceis. As aulas, sempre diferentes uma da outra, são divididas basicamente em: mantras iniciais, exercícios de respiração, aquecimento e o krya, uma série de posturas com um foco específico, como, por exemplo, a tireoide ou o sistema digestivo. Ao final, o relaxamento profundo sela a prática e permite que o corpo relaxe para absorver tudo o que foi trabalhado, seguido por pequena meditação e mantras, tudo dentro de aproximadamente 1h30. 

Este ano já está terminando... e o que você fez por você até agora? Não acho que o Yoga é o único caminho para o bem-estar, mas para mim tem sido um dos mais importantes. “É que a consciência corporal nos ancora no presente momento. Existe uma ligação muito direta. Não é algo à toa”, completa Ítala. Que tal você experimentar?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ítala (@yogitala)

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais