As gerações mais novas de londrinenses estão acostumadas a salas de cinemas dentro de shopping centers, mas a cidade já teve várias salas "independentes" que serviram de pontos de encontros e espaços para assistir a filmes renomados. 

O cinema chegou à cidade logo depois de sua fundação. A primeira sala de exibição do município, inaugurada em 1934, funcionava na Rua Quintino Bocaiúva e era assim:

Os filmes mudos eram os grandes destaques da sala, que funcionada no galpão de uma máquina de arroz. Interessante, não? De lá para cá, vários outros cinemas foram inaugurados na cidade e aqui estão alguns deles:

Cine Teatro Municipal (1940-1955)

O Cine Teatro Municipal foi um dos primeiros grandes cinemas de Londrina. Ele funcionou na Avenida Rio de Janeiro entre os anos de 1940 e 1955, quando for reestruturado e se tornou o Cine Jóia, em 1956.

Uma curiosidade sobre essa sala: por um tempo, na década de 50, a sessão das 18h do cinema era destinada às prostitutas da cidade. Isso acontecia uma vez por semana e a maioria da população londrinense da época não sabia dessa "sessão extra". Como as prostitutas eram proibidas de entrar em sessões "normais", uma das mais notórias damas da noite da época conseguiu negociar essa sessão para elas.

Cine Avenida (década de 40)

Na década de 1940, aquela primeira sala de projeção de filmes da cidade se transformou em um grande cinema, o Cine Avenida, que funcionava na Rua Quintino Bocaiúva, ao lado de onde era o galpão da máquina de arroz lá de 1934.

Cine Londrina (1946-1968)

A cidade teve alguns "Cines Londrina". Este, da Praça Gabriel Martins, foi inaugurado em novembro de 1946.

Cine Ouro Verde (1952-1978)

O Cine Ouro Verde é, talvez, um dos cinemas mais famosos e mais conhecidos pelos londrinenses. Ele operou exclusivamente como sala de projeções entre 1952 e 1978, quando foi adquirido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Naquele ano, o local deixou de ser uma sala de cinema para se transformar em um espaço de eventos culturais.

Foto: https://londrinacultura.londrina.pr.gov.br

Cine Brasília (1958-1964)

No fim da década de 1950, o Cine Avenida é reformado e se transforma em "Cine Brasília". 

Cine Augustus (1963-1981)

A inauguração do Cine Augustus foi um marco na história do audiovisual da cidade. Ao lado de salas como o Cine Vila Rica e o Cinerama, abertos nos anos seguintes, o Augustus tinha algumas das salas de projeção mais modernas da região, com projetores em 70mm, algo raro para a época até mesmo nas capitais.

Cine Vila Rica (1968-2001)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Espaço Villa Rica (@espacovillarica)

 

O Cine Vila Rica, quando foi inaugurado no fim da década de 1960, era considerado o mais moderno, elegante e confortável da cidade. Com 1.200 lugares e filmes de renome, as filas do espaço costumavam a ser bem longas: um ponto de encontro que marcou gerações de londrinenses. 

Os projetores em 70mm também eram os diferenciais do local, que oferecia uma das melhores qualidades de imagem de cinema da região. A sala fechou as portas em 2001, depois de uma queda brusca no movimento impulsionada pela televisão e pelas locadoras de vídeo.

Foto: Espaço Villa Rica

Cinerama (1968-1974)

Londrina foi pioneira também no cinema: a primeira cidade do interior do Brasil e ter um Cinerama. No Cinerama, os filmes eram projetados em uma tela de mais de 20 metros de comprimento, mais de nove metros de altura e 146 graus - uma experiência que a cidade ainda não tivera a oportunidade de ter. O Cinerama funcionou onde era antes o Cine Londrina.

Cine Espacial (1970-1980)

O primeiro cinema de bairro de Londrina foi o Cine Marabá, em 1948 na Vila Casoni. O Cine Espacial também se encaixava na categoria de cinema de bairro e foi um dos poucos da cidade. Inaugurado em 1970, ele operou por dez anos na Rua Araguaia.

Foto: Londrina de Antigamente

Studio Com-Tour (1973-1991 e 2005-2020)

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Cine COM-TOUR UEL (@cinecomtour)

Desde que abriu as portas, em 1973, o Cine Com-Tour - antes Studio Com-Tour - era conhecido por exibir filmes cults, fora do circuito de Hollywood. A sala foi a primeira a ter uma sessão à meia-noite.

O Studio fechou em 1991 para reabrir em 2005 como Cine Com-Tour. As portas foram novamente fechadas em 2020, devido à pandemia do coronavírus.

Foto: Cine Com-Tour

Você chegou a ir a alguma dessas salas? Quais são suas memórias nos cinemas de Londrina?

Fotos e informações: http://cinemadelondrina.blogspot.com (exceto quando creditadas no texto)
Foto de capa: Espaço Villa Rica

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais