Londrina sempre esteve acostumada ao rápido crescimento. O município levou menos de dez anos para se emancipar politicamente, desde a chegada dos primeiros pioneiros. Depois da emancipação, que ocorreu em 1934, Londrina vivenciou uma completa transformação, impulsionada principalmente pelo café, cuja produção foi considerada uma das maiores de todo mundo até a geada de 1975.

Menos de 30 anos depois de ser "Londrina" oficialmente, a cidade já era considerada a Capital Mundial do Café nos idos anos anos 60, década na qual o local mais se urbanizou. Símbolo dessa urbanização, a Avenida Higienópolis continua sendo uma das principais vias da cidade. Ela foi construída já na primeira década de história de londrinense com o objetivo de ser um reduto da elite que aqui morava. O projeto, na década de 30, tinha a intenção de trazer o estilo de vida da capital paulista, São Paulo, ao Norte do Paraná, mas foi principalmente nas décadas de 50 e 60 que isso se concretizou, com a construção de palacetes e mansões - alguns que permanecem na Avenida até hoje.

Para celebrar a história dessa avenida tão importante e conhecida, que tal viajar no tempo mais uma vez e conferir fotografias antigas da via?

Início da construção da Avenida Higienópolis (década de 30)

A Avenida Higienópolis começou a ser construída na década de 30, apesar de não fazer parte do projeto inicial da cidade. Ela permaneceu sem asfalto até a década de 1960.

Fotógrafo: Oswaldo Leite
Acervo: Museu Histórico de Londrina

Avenida Higienópolis nos primeiros anos (década de 30)

O projeto inicial da Avenida Higienópolis compreendia o trecho entre as ruas Sergipe e Alagoas.

Fotógrafo: Oswaldo Leite 
Acervo: Museu Histórico de Londrina

Primeira casa de alvenaria da Avenida Higienópolis (1935)

A primeira casa de alvenaria da Avenida Higienópolis pertencia ao russo Eugênio Victor Larionoff, funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná. É ele e a esposa que podem ser vistos na fotografia. A casa ficava na esquina da Higienópolis com a Rua Sergipe.

Fotógrafo: José Juliani
Acervo: Museu Histórico de Londrina

Vista aérea da Avenida Higienópolis (1950)

Na foto aérea acima é possível ver alguns casarões que permanecem de pé atualmente, ou que foram demolidos recentemente, como a Casa dos Sete Anões, por exemplo.

Fotógrafo: Oswaldo Leite 
Acervo: Museu Histórico de Londrina

Fachada do palacete da Família Garcia (década de 50)

O Palacete da Família Garcia, onde hoje funciona uma agência bancária, é Patrimônio Cultural da cidade e foi construído no estilo eclético na década de 40. Na foto acima é possível observar uma Avenida Higienópolis ainda sem pavimentação.

Acervo: Museu Histórico de Londrina

Rua Tupi com Avenida Higienópolis ao fundo (década de 50)

O Palacete dos Garcia pode ser observado ao fundo da imagem acima, cujo foco é a Rua Tupi na década de 50. Consegue imaginar a cidade assim?

Foto: https://historiadelondrina.blogspot.com

Vista aérea da Avenida Higienópolis (1963)

Nessa foto aérea de 1963 já é possível perceber o aumento no número de prédios da cidade e a Avenida Higienópolis já estava pavimentada. A famosa caixa d'água permanece no mesmo local até hoje.

Foto: Londrina de Antigamente

Avenida Higienópolis em reforma (1972)

Ao longo da história, a Avenida Higienópolis passou por algumas mudanças e uma delas foi a sua expansão até a Avenida Madre Leônia. Na foto acima, uma dessas obras está registrada.

Foto: Londrina de Antigamente

Você imaginava que a Higienópolis já foi das maneiras retratadas nas fotos? E qual outra rua ou avenida de Londrina você gostaria de ver como era antigamente?

Fonte: Avenida Higienópolis: um retrato da burguesia londrinense nas décadas de 30, 40, 50 e 60
Foto de capa: Foto Estrela/Museu Histórico de Londrina

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais