Lugares

Prédios históricos de Londrina recebem iluminação especial em homenagem ao aniversário da cidade

por Mariana Paschoal 24.11.20

Os prédios históricos de Londrina já são um espetáculo por si só, e eles ficaram ainda mais bonitos com a iluminação cênica especial do projeto "MEMÓRIAS _uma reinvenção da cidade jardim", instalada em homenagem aos 86 anos da cidade, que serão comemorados no dia 10 de dezembro. São quatro os prédios do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural que ganharam o brilho a mais: o Museu de Arte, a Secretaria de Cultura, a Biblioteca Municipal e o Cine Teatro Ouro Verde. O show de luzes ficará disponível todas as noites, das 19h às 22h, até o dia 13 de dezembro.

O projeto tem o propósito de colocar essas obras arquitetônicas em evidência à população, a fim de destacar referências históricas e afetivas que tenham relações com a identidade londrinense. “Londrina está comemorando mais um ano rumo ao centenário. Esta é uma oportunidade para enxergar a cidade por uma nova perspectiva, reforçando a importância desses prédios para sua história”, destaca o idealizador do projeto, Fabrício Polido.

Essa é a primeira etapa do "MEMÓRIAS _uma reinvenção da cidade jardim", gratuita e acessível a todo o público.  A iluminadora, atriz e produtora Camila Fontes, responsável pelas luzes, explicou que priorizou "a simplicidade para ressaltar as curvas e linhas que são naturais dos prédios, destacando a tridimensionalidade, para que a gente perceba como essa arquitetura é peculiar e histórica”.

Projeção mapeada

A segunda etapa do projeto, igualmente gratuita e aberta ao público, traz um espetáculo audiovisual integrando vídeo mapping, luz e som na fachada da Biblioteca Pública. Diferentes povos e elementos, que compõem a formação da cidade e nem sempre são lembrados pelos historiadores, tornam-se protagonistas, transformando a própria arquitetura em uma tela tridimensional. “Por esse aspecto, o projeto acaba sendo uma reinvenção da cidade jardim”, ressalta Polido.

O vídeo mapping será apresentado quatro vezes nos dias 10 e 11 de dezembro (20h e 21h), durante o aniversário de Londrina, celebrando também a reforma e o tombamento da Biblioteca Pública. A projeção tem concepção dos artistas cariocas Renato e Ricardo Vilarouca, e a composição sonora foi criada especialmente por Janete El Haouli e José Augusto Mannis.

“A partir de um levantamento minucioso de materiais sonoros que referenciam as múltiplas faces de Londrina, reunimos aqueles sons que remetem a este chão e a esta gente, com todas as suas belezas, harmonias, mas também suas contradições. Pode-se dizer que resultou num ‘retrato sonoro’ dessa cidade jardim que tanto amamos e pela qual temos lutado”, esclarece Janete.

Patrocinado pelo Promic e realizado pela Vila Cultural Flapt!, o projeto MEMÓRIAS _uma reinvenção da cidade jardim faz parte do programa Londrina Cidade Criativa: 85 anos - rumo ao ano 100 e conta com o apoio institucional da Casa de Cultura da UEL.

Ficha Técnica:

Idealização e Produção: Fabrício Polido
Composição Sonora e Performance Eletroacústica: Janete El Haouli e José Augusto Mannis
Iluminação Cênica e Coordenação Técnica: Camila Fontes
Vídeo Mapping: Ricardo e Renato Vilarouca
Programação Visual: Visualitá
Assessoria de Imprensa: Ranulfo Pedreiro
Fotos: Rei Santos
Vídeo: Luciano Pascoal
Realização: Vila Cultural Flapt!.

Vai lá:

Iluminação cênica do Museu de Arte de Londrina (R. Sergipe, 640), Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85), Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413) e Secretaria de Cultura (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110)
Quando: diariamente, das 19h às 22h, até 13 de dezembro
Quanto: gratuito

Vídeo mapping: projeções na fachada da Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Quando: 10 e 11 de dezembro, a partir das 20h
Quanto: gratuito

Com informações de assessoria de imprensa 
Fotos: Rei Santos

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais