Lugares

Relembre natais passados com fotos antigas do comércio de Londrina no fim de ano

por Mariana Paschoal 27.11.20

Fazer as compras de Natal no comércio de Londrina sempre foi um grande evento. Com as lojas abertas durante a noite, o fim do ano londrinense já foi sinônimo de muito passeio e admiração pelos enfeites que faziam a cidade brilhar ainda mais. Até a publicação desta lista, a Prefeitura de Londrina ainda não tinha confirmado o horário de fim de ano das lojas para 2020, devido à pandemia do coronavírus. Mas o esperado é que o funcionamento do comércio de rua seja estendido a partir do dia 3 de dezembro, das 9h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h aos sábados.

Até a confirmação, nos resta relembrar outros tempos, sem vírus nenhum para atrapalhar as compras e os passeios natalinos, como em 1977, quando se noticiou a abertura das lojas até à noite em um jornal local:

A foto a seguir é da Rua Sergipe, do fim do ano de 1980. É possível ver lojas famosas da época, como a Prosdocimo, de eletrodomésticos. Chegou a comprar lá?

As lojas Hermes Macedo, ou simplesmente "HM", chegaram em Londrina na década de 40. Ela ficava na esquina das ruas Sergipe e Quintino Bocaiúva e investia na decoração natalina da fachada para chamar ainda mais a atenção dos clientes. Você se lembra dos enfeites de lá? Aqui está a loja enfeitada no Natal de 1975:

Mais uma foto da esquina toda enfeitada:

A Rua Sergipe na década de 70 já era uma das principais vias comerciais de Londrina e era só chegar dezembro para ela ficar toda "natalina":

Mas a Avenida Paraná não ficava para trás. Antes mesmo de ser Calçadão, ela já era destino de muitos londrinenses que iam às ruas comprar os presentes de Natal e aproveitar a cidade. A via, inclusive, ficava livre para pedestres nessa época do ano, como podemos conferir na imagem a seguir, de 1973:

Várias outras lojas do Centro se enfeitavam para receber os compradores. A foto a seguir é da fachada da Armarinhos Paulista, também na década de 70:

E as próximas fotos de compradores londrinenses em natais passados? Será que você consegue reconhecer quais são as lojas?

Quais são as suas lembranças do fim de ano em Londrina? Tem alguma foto antiga sua nas ruas da cidade nessa época? Envie pra gente no [email protected] e vamos viajar no tempo juntos!

Fotos: Celso Kagawa, colaboração no grupo LONDRINA - MEMÓRIA VIVA (Facebook)

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais