A Catedral Metropolitana de Londrina é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade e admirada por londrinenses e turistas de todas as religiões como um prédio histórico do município. O prédio atual, moderno, em formato de chalé, foi construído em 1972, atendendo à demanda de uma cidade efervescente e recém-urbanizada. Mas nem sempre foi assim.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por londrinando.com (@sitelondrinando)

O principal templo católico de Londrina já teve três formatos - outros dois além do prédio que conhecemos atualmente. E tudo começou nessa casinha improvisada, que foi a primeira igreja católica da cidade, construída em 1934:

A primeira igreja matriz

A casinha improvisada se tornou a primeira Igreja Matriz de Londrina ainda no mesmo ano. Ela foi inaugurada em agosto de 1934 com uma grande festa.

Solenidade na primeira Igreja Matriz de Londrina. Na foto, é possível observar as bandeiras do Reino Unido e do Japão, dois países importantes na história da população londrinense.

No campus da UEL é possível conhecer uma réplica dessa primeira igreja, mas com as fotos, conseguimos ver como ela realmente era, lá na década de 30:

Primeira igreja matriz de Londrina em 1938
Primeira Igreja Matriz de Londrina, em 1938

A foto a seguir é da Rua Pio XII na década de 30. A Igreja Matriz, ainda de madeira, pode ser observada ao fundo. Ao lado direito está o Colégio Hugo Simas, que preserva as mesmas características até hoje:

A segunda igreja matriz

Apenas três anos depois de Londrina ter sido politicamente emancipada, em 1937, a primeira Igreja Matriz já não era mais suficiente para a população que a frequentava. No mesmo local, foi lançada a pedra fundamental do novo prédio que daria lugar àquele de madeira, em 1938. 

A construção do novo prédio foi paralisada algumas vezes e continuou até 1943. Abaixo está uma foto do novo templo sendo erguido naquele ano:

O prédio inicial da nova matriz não possuía as torres, que foram posteriormente instaladas. Ele era assim até 1949:

Alameda Manoel Ribas - 1948

Foi em 1949 que as duas torres ficaram prontas, dando uma nova cara à nova matriz.

Construção da segunda torre - fim da década de 40

Demandas por um prédio maior e mais moderno, que representasse a população que crescia em um ritmo muito acelerado em Londrina, começaram a aparecer ainda no começo dos anos 50. Em 1954, planos e plantas de uma nova igreja foram apresentados, mas a segunda matriz permaneceu do mesmo jeito até o fim da década de 60.

Segunda igreja matriz de Londrina na década de 50
Vista aérea da década de 50
Segunda Igreja Matriz de Londrina - 1963

Demolição da segunda igreja matriz

Foi somente em 1968 que o prédio da segunda Igreja Matriz de Londrina começou a ser demolido para dar lugar ao prédio que conhecemos atualmente.

Início da demolição do prédio - fim da década de 60
Início da demolição do prédio - fim da década de 60

Atual prédio da Catedral de Londrina

O novo prédio da Catedral de Londrina foi projetado pelos arquitetos paulistas Edoardo Rosso e Yoshimasa Kimachi e, apesar de controverso, ele foi construído para representar o espírito moderno e urbano de Londrina, que já era bem diferente daquela cidade de 1934 quando o novo prédio foi inaugurado, no começo da década de 70.

Celebração no prédio inacabado da nova Catedral - 1971/72
Vista aérea do novo prédio - década de 80
Nova Catedral - década de 80

Qual das versões da Catedral de Londrina é a sua preferida?

Fotos: Londrina de Antigamente

Obs: os preços e promoções são válidos para a data da publicação, podendo sofrer alterações sem aviso prévio das quais não nos responsabilizamos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais