"Não sobrou um único pé de café". Essa era a manchete do dia 18 de julho de 1975 no principal jornal de Londrina à época. Aquele dia havia começado com a notícia de algo que dizimou quase todas as lavouras do grão no norte do Paraná: a Geada Negra.

Outros jornais locais, como o extinto Panorama, noticiaram a geada como sendo a pior da história da região.

Fonte: Portal Memória Brasileira

A geada de 1975 também ganhou destaque na imprensa nacional:

Fonte: Gazeta do Povo

Não era à toa. Na década de 1970, o café era a principal economia da região. Londrina era, inclusive, conhecida como a "Capital Mundial do Café", título que perdeu naquela noite entre 17 e 18 de julho, quando os termômetros registraram -3,5ºC no abrigo e -9ºC na relva (dados do Instituto Brasileiro do Café). Para se ter uma noção: na década de 1960, o estado do Paraná era responsável por 50% da produção nacional de café. Eram 1,8 milhão de hectares e 20 milhões de sacas colhidas por ano. A realidade mudou depois que as temperaturas extremamente baixas daquele inverno queimaram os grãos na maioria das plantações. Segundo estimativa da época do IBC, 300 mil hectares de café foram destruídos em um ano.

Cafezal queimado (Portal Memória Brasileira)

A Geada Negra foi um dos eventos mais marcantes da nossa cidade e faz parte da nossa história, apesar de ter sido um evento triste. Você já era nascido naquela época? Se lembra do ocorrido? Para quem ainda não conhece a história, selecionamos algumas fotos antigas que mostram o que foi a famosa geada de 1975. Confira mais imagens:

Fonte: documentário Filhos do Café (1980)

Londrina amanheceu branca em 19 de julho de 1975.

Fonte: Revista Cafeicultura

Mas a bela paisagem não compensava o estrago que as baixas temperaturas da madrugada causou nas lavouras de café da cidade e da região.

Fonte: documentário Filhos do Café (1980)

Relatos de agricultores da época mostram que os grãos amanheceram todos queimados.

Acervo: Museu Histórico de Londrina

Londrina nunca recuperou o título de Capital Mundial do Café após a geada, mas se reinventou e conseguiu se recuperar do ocorrido. Você tem alguma lembrança daquela época?

Foto de capa: Portal Memória Brasileira

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais