1- Autocuidado não é só skincare. É também (e talvez principalmente) saúde mental. E como você está cuidando da sua? Neste 2020 nada fácil, é preciso olhar para nós e também para aqueles que estão a nossa volta e se perguntar constantemente a quantas anda o bem-estar emocional por aí. Terapia ajuda e muito! Procure profissionais qualificados e peça ajuda. Você não está sozinho(a)!

2- Mude a forma como você lida com seu celular e com telas de forma geral. Sabe quando a gente trabalha o dia todo na frente do computador e daí vai descansar olhando o feed do Instagram até o infinito? O que tem de descanso nisso? É preciso mudar a forma como a gente lida com a tecnologia! Que tal acordar e tentar não mexer no celular antes mesmo de sair da cama? Ou não levar o celular para o banheiro? Talvez até cometer a "ousadia" de não assistir um vídeo no Youtube ou ouvir um podcast enquanto toma café, quem sabe? 

3- Inclua momentos de bem-estar na sua rotina. Uma pequena série de Yoga de manhã pode ter o poder de nos fazer respirar direito e começar o dia de uma forma mais leve. Há muitos canais no Youtube com aulas de 15 minutos voltadas a todos os níveis, do iniciante ao avançado, além de muitos studios de Yoga aqui em Londrina que fazem um ótimo trabalho, inclusive na modalidade online, como o Instituto Aum, Santosha, Soham, Yoga Wave e Ananda .

4- Cuidar do seu corpo é cuidar de você. E isso não tem absolutamente nada a ver com perseguir um padrão inalcançável, se submeter a procedimentos estéticos infinitos ou ir à exaustão com exercícios físicos. Respeitando sempre o seu limite, inclua na sua rotina caminhadas e corridas leves ou outros exercícios que façam sentido pra você. Acredite: eles existem, talvez você apenas não tenha descoberto qual é o seu. Por isso é importante experimentar! Lembre-se: é o seu corpo que vai te levar a todos os lugares que você quer ir!

5- Repense seus hábitos de consumo. Será que você realmente precisa comprar tanta coisa? Por que você trabalha e onde tem depositado o resultado de tanta dedicação e energia gasta com sua vida profissional? Não sei você, mas eu fico muito frustrada quando percebo que horas e horas de trabalho se transformaram em itens desnecessários no meu guarda-roupa ou na minha casa. Antes de sair jogando coisas no cartão de crédito, elenque prioridades e tente dar preferência a coisas que fazem sentido para você e possam te fazer bem.

6- Tenha mais consciência do que você come. Muitas vezes, somos enganados por produtos que se dizem super nutritivos e naturais, mas que, quando prestamos atenção, não são nada disso. Ter consciência do que e como nos alimentamos nos dá mais autonomia e liberdade. Aplicativos como o Desrotulando, que já foi assunto desta coluna, ajudam muito e um passeio às feiras orgânicas da cidade também garantem uma semana de alimentos in natura fresquinhos e que priorizam a produção local. Em Londrina, por exemplo, há feira orgânica nas manhãs de sábado no Zerão, das 8h às 11h. Além disso, é possível fazer pedidos de alimentos sem agrotóxicos no Feirão da Resistência.

7- Descubra os produtos naturais. Já parou para pensar o quanto de ingredientes tóxicos a gente coloca no nosso corpo todo dia? Eles estão em muitos shampoos, condicionadores, hidratantes de corpo, desodorantes, cremes de rosto e maquiagem... A boa notícia é que, nos últimos anos, o mercado de beleza  tem se atentado a essa questão e muitas marcas estão se destacando ao trabalhar com produtos naturais, orgânicos, de origem exclusivamente vegetal e que não testam em animais! Além das marcas maiores, como a Simple Organic, há também lojas locais dedicadas a esse segmento, como a londrinense Ato Cosméticos e produtoras locais que fazem os produtos com suas próprias mãos, como a Natu Bella - Cosméticos Naturais e Veganos, disponíveis na Casa Madá.

 8- Atente-se à hora de dormir. É o que os especialistas no assunto chamam de “fazer a higiene do sono”. Celular? Esquece. Bebidas estimulantes ou alcoólicas também não ajudam em nada a ter uma boa noite de sono. Na medida do possível, tente estabelecer uma rotina de dormir mais ou menos no mesmo horário e que pode incluir coisas que te façam bem, como um banho noturno e o uso de óleos essenciais que ajudam a relaxar, como o de lavanda, por exemplo. Ler antes de dormir também é uma ótima forma de incluir esse hábito na sua vida e ainda fugir do estímulo das telas!

 9- Tudo é processo! Ninguém nasce sabendo de tudo e a vida é esse grande e maluco processo, que muitas vezes patina entre o aprender e o desaprender, errar e acertar... Fazer as pazes com a sua rotina e encontrar o que faz sentido no seu caminho é o que de melhor dá para fazer em matéria de bem-estar! 

 10- Não se limite a listas e soluções fáceis e faça você mesmo a sua lista de 10 passos para viver melhor. Não existe receita e o que faz muito sentido para mim pode não caber nos seus dias e na sua rotina. Autocuidado também é olhar para si e ouvir o que as suas necessidades e os seus desejos têm a dizer.

 

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais