Por causa do aumento significativo do número de pessoas contaminadas pelo coronavírus em todo o estado, o Governo do Paraná publicou decreto que determina toque de recolher em todas as cidades. O decreto 6.284/2020, assinado pelo governador Ratinho Junior na noite da última terça-feira (1º), estabelece limitação de horário para circulação de pessoas no período noturno, das 23h às 5h. A medida vale por 15 dias, que poderão ser prorrogados, a partir desta quarta-feira (2).

Apenas serviços essenciais, como saúde e segurança pública, ficam liberados da restrição. A Polícia Militar do Paraná vai ampliar a fiscalização, reforçando o trabalho das guardas municipais. “A Secretaria de Estado de Segurança Pública deverá, durante o período indicado, intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas, especialmente entre as 23h e 5h”, diz o texto do decreto.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, explicou que a resolução busca conter a movimentação de pessoas durante o período noturno, especialmente dos mais jovens. A iniciativa, reforçou ele, é para evitar aglomerações em parques, bares, festas, casas noturnas e estabelecimentos do gênero.

Beto Preto lembrou que houve um aumento de 23,9% na média móvel de casos e de 6,2% na média de óbitos nos últimos 14 dias no Paraná. Atualmente, de acordo com a Secretaria da Saúde, a equação aponta para 2.635 novas contaminações por dia e 24 mortes em decorrência do coronavírus. O novo decreto ainda informa que “a expansão de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 já se encontra em seu último estágio, havendo falta de recursos humanos, insumos e equipamentos no atual panorama”.

A Prefeitura de Londrina deve comentar sobre o novo decreto estadual ainda na manhã desta quarta-feira.

Com informações de Agência Estadual de Notícias

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais