O Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU/UEL) começou a reativar os 45 leitos construídos para o tratamento da Covid-19 esta semana. A reativação foi uma solicitação da Diretoria de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, considerando os dados epidemiológicos do coronavírus em Londrina. Embora o número de casos esteja abaixo da incidência nacional no município, a curva continua ascendente no que se refere ao acumulado de novos casos confirmados, causando um impacto direto na elevação das taxas de ocupação dos leitos especializados para o tratamento da doença no HU.

A média de ocupação de leitos de UTI Covid no Hospital tem se mantido acima de 92%, assim como, se observa o aumento exponencial da ocupação de leitos de retaguarda clínica Covid, o que tem resultado no agravamento do contexto de superlotação do Serviço de Urgência e Emergência do HU/UEL, que convive com o desafio de assistir pacientes suspeitos e confirmados de infecção pelo SarsCov-2, ao mesmo tempo em que gerencia a porta da Rede de Urgência e Emergência da sua área de abrangência, pois, o Hospital é referência exclusiva em várias especialidades da média e alta complexidade assistencial.

A reativação dos 45 leitos é igualmente importante para garantir condições seguras do ponto de vista da prevenção da disseminação da infecção pelo SarsCov-2 na instituição, que organiza vários fluxos internos de trabalho visando separar os diversos perfis de pacientes Covid (Suspeito, Confirmado, Descartado e Positivo fora do período de transmissão).

Reativação

Ao todo, serão reativados 10 leitos de UTI Adulto Covid, 9 Leitos de UTI Pediátrica Covid e 26 leitos de Retaguarda Clínica Covid, conforme descrito a seguir:

A partir de 2 de dezembro  serão reativados:

  • 10 leitos de UTI Covid;
  • 10 leitos de Retaguarda Clínica Covid

A partir de 4 de dezembro serão reativados:

  • 9 leitos de UTI Pediátrica Covid
  • 16 leitos de Retaguarda Clínica Covid

Com informações de assessoria de imprensa HU/UEL
Foto de capa: Agência Estadual de Notícias

Publicidade

Publicidade

Como anunciar?

Mostre sua marca ou seu negócio para Londrina e região! Saiba mais